São Paulo, 04 de dezembro de 2018.

UH 167/18
Receita Federal, Firjan, AEB e Marinha abordam a segurança aduaneira na Amazônia Azul e o comércio exterior em simpósio

Aduana

O simpósio “Desenvolvimento e segurança aduaneira na Amazônia Azul: ações para melhorar o comércio exterior brasileiro” será na próxima quarta – feira

Na próxima quarta-feira (dia 5), entre 9h e 12h, será realizado o simpósio “Desenvolvimento e segurança aduaneira na Amazônia Azul: ações para melhorar o comércio exterior brasileiro”.

O evento ocorrerá na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). No encontro, a Receita Federal irá apresentar suas ações primordiais, como a criação das Comissões Locais de Facilitação do Comércio (Colfac), nas 15 Alfândegas de maior volume de comércio exterior; o desenvolvimento do Portal Único de Comércio Exterior; e suas iniciativas para incrementar a segurança aduaneira na Amazônia Azul. Além disso, abordará a conexão destas ações com o Marco SAFE da Organização Mundial das Aduanas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU  e o Acordo de Facilitação do Comércio da Organização  Mundial do Comércio.

A Marinha do  Brasil, por sua vez, irá explicar o seu ofício perante a sociedade e abordar as suas principais iniciativas na segurança marítima e aduaneira da Amazônia Azul,  como o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz) e o Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR). Já a Centronave fará palestra sobre o impacto das iniciativas em andamento para o setor privado e apresentará sugestões para o incremento da competitividade do modal marítimo.

A realização do evento se insere no contexto do Acordo de Cooperação assinado entra a Receita Federal e a Marinha do Brasil em outubro de 2017. Um dos palestrantes será o subsecretário de Administração Aduaneira da Receita Federal, Marcus Vinicius Vidal Pontes.

Fonte: Receita Federal

​Atenciosamente,