UH nº 037/19 – SINDASP é recebido no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento

 

Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 29 de março de 2019

UH 037/19
SINDASP é recebido no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento

Reunião de relacionamento no MAPA tem também viés operacional e apelo do setor DIMP/DGI/DIPOA/SDA para entrada de LI’s via sistema LECOM somente aquelas que realmente tiverem objetivo de embarque e efetivo desembaraço.

O SINDASP participou de reunião com o MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), em Brasília (DF), no último dia 14/03. O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo foi representado pelo seu diretor Douglas Pepe. “O encontro foi demasiadamente produtivo, onde a única baixa se deu na ausência da Exma. Sra. Ministra Tereza Cristina, convocada para participar de um evento com o Presidente da República”, resumiu Douglas Pepe.

O encontro conduzido por Paulo de Araújo, chefe de Gabinete do MAPA, deixou bem claro a todos que a ideia da Ministra juntamente com o presidente da república é desburocratizar o setor e quer criar um canal direto entre setor público e privado.

O encontro que tinha inicialmente uma abordagem institucional e de relacionamento, DETALHADA NESTA CARTA PROTOCOLADA PARA A MINISTRA, culminou com algumas discussões operacionais, a exemplo da intervenção de Paulo Humberto de Lima Araújo – Chefe de divisão de produtos importados (DIMP/DGI/DIPOA/SDA), que destacou que existe uma grande quantidade de LI’s no sistema LECOM e isso acaba atrasando de quem realmente vai importar, bem como muitos erros no preenchimento. O executivo fez um apelo para entrada de LI’s realmente com efetivo objetivo de desembaraço.

“Assumi um compromisso na reunião que iremos passar um comunicado aos nossos associados que não entrem com LI’s no sistema LECOM sem a certeza que será embarcado pois, no período de (janeiro 2018 a dezembro 2018)  65% de LIs emitidas para os produtos acima informado não saíram do papel ou seja, não virou mas gerou um trabalho desnecessário por parte deles e atrapalhando a agilidade de quem realmente precisa”, finalizou Douglas Pepe, diretor do SINDASP.

Confira alguns destaques da reunião:

PAULO MARCIO MENDONÇA DE ARAÚJO – CHEFE DE GABINETE DA MINISTRA

JORGE SEIF JR – SECRETÁRIO DE AQUICULTURA  E PESCA

Com origem no setor de pescado, deixou bem claro que realmente a ideia é trazer o setor público com o privado e fazer o BRASIL crescer definitivamente importando cada vez mais e abrindo portas para exportar mais ainda não podendo depender apenas de um determinado setor.

JOÃO CRESCÊNCIO ARAGÃO MARINHO – SECRETÁRIO ADJUNTO DE AQUICULTURA E PESCA

FERNANDO AUGUSTO PEREIRA MENDES – SECRETÁRIO ADJUNTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA

Está de acordo com os demais colegas, que o Brasil precisa crescer em todos os setores. Reforçou que nossa classe é muito importante no comercio internacional e que contará com nossa ajuda em assuntos relacionados.

PAULO HUMBERTO DE LIMA ARAÚJO – CHEFE DE DIVISÃO DE PRODUTOS IMPORTADOS (DIMP/DGI/DIPOA/SDA).

Ao alinhar o “NOVO” sistema LECOM, de imediato foi chamado a atenção que tem alguns colegas Despachantes Aduaneiros (lógico que pode ser de outros estados também) que estão colocando quantidades absurdas de LI’s no sistema LECOM e isso acaba atrasando de quem realmente vai importar, bem como muitos erros no preenchimento, alguns simples, como por exemplo troca de letras e números. Destacou essa dificuldade, pois o sistema é único agora que será atendido pelos 10 SIPOA’s aleatoriamente e engloba proteínas, lácteos e seus derivados e vegetais.

Atenciosamente,

Marcos Farneze
Presidente