UH nº 036/21 – Sindicomis demonstra desconhecimento e desespero ao emitir “Nota” equivocada sobre o SINDASP
Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 26 de julho de 2021.
UH 036/21
Sindicomis demonstra desconhecimento e desespero ao emitir “Nota” equivocada sobre o SINDASP
O Sindicomis/ACT (Sindicato dos Comissários de Despachos, Agentes de Carga Aérea, Operadores Intermodais e Transitórios no Estado de São Paulo) emitiu uma Nota na última sexta-feira, 23 de julho de 2021, atacando o SINDASP (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo).
No documento, o desconhecimento já se identificava logo no primeiro momento da emissão de seu conteúdo, quando o referido Sindicato citou o SINDASP como emissor da informação, quando na verdade as informações foram geradas pelo SDAS (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos), fato apenas corrigido em seu site nesta segunda-feira, 26/07.
Não obstante, o SINDICOMIS alega que se tratava de “informação inverídica prestada pela Chapa 1 na campanha eleitoral que se desenvolve com vistas às eleições de novembro próximo”. isso não ocorreu, até porque não há nem mesmo a publicação do calendário eleitoral no SINDASP, quanto mais a definição de eventuais chapas formadas, seja ela 1 ou 2 ….A ou B.
Seguindo com outros equívocos, cabe destacar que não há qualquer portaria COANA que estabeleça ou dê a oportunidade a outros intervenientes na operação de comercio exterior brasileiro diferente, que não seja aquela preconizada no art. 809 do decreto 6759/2009. Houve uma tentativa que geraria ainda maior preocupação na segurança do comercio exterior brasileiro, mas devidamente revogado, com ações que inclusive ainda estão em andamento também pelo SINDASP
O desespero da entidade talvez se justifique pelas seguidas derrotas para o SINDASP no âmbito da esfera jurídica, diante de esclarecimentos dos processos de importação e exportação no Brasil e seus intervenientes legais.
O SINDICOMIS, infelizmente, nos últimos anos, contrariamente ao bom desenvolvimento que sempre ocorreu já que somos atividades complementares, tem desenvolvido uma política marqueteira e que vem gerando atritos desnecessários quando poderíamos juntos trabalhar para melhorar ainda mais o ambiente de negócio gerado com as conquistas recentes e os avanços das operações do comercio exterior brasileiro, comemorado por todo o mercado.
Marcos Farneze
Presidente