UH nº 014/22 – Associados SINDASP contribuem e Vigiagro segue com consulta pública sobre embalagem de madeira
Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 27 de janeiro de 2022
UH 014/22
Associados SINDASP contribuem e Vigiagro segue com consulta pública sobre embalagem de madeira
Como todos sabem, o Despachante Aduaneiro é o profissional que está na linha de frente das operações de importação e exportação no Brasil. Suas contribuições para as melhorias dos processos são fundamentais para o desenvolvimento do Comércio Exterior Brasileiro.
Um caso recente ilustra bem essa situação. Após o envio dos associados, e posterior compilação de dados e alinhamento pela direção do SINDASP, foi apresentada uma proposta para o Vigiagro, sobre Embalagens e suportes de madeira utilizadas no comércio internacional (conheça no final dessa matéria)
Torna-se necessário lembrar, entretanto, que ainda segue em vigor uma portaria (SDA 481) para Consulta Pública, que estabelece os procedimentos de fiscalização e de certificação fitossanitária de embalagens e suportes de madeira ou de peças de madeira, em bruto, destinados ao acondicionamento de mercadorias importadas ou exportadas pelo Brasil. O Início dela foi em 17/12/2021 e o término está previsto para 02/02/2022. Portanto, ainda há tempo para novas ideias.
Licenciamento de Importações – O SINDASP incentiva essas práticas, pois esse tipo de contribuição dos associados ajudará na construção de um melhor processo, já que reconhecidamente os Despachantes Aduaneiros possuem a expertise dessas operações.
Outra frente recente que requer atenção e propostas da categoria teve início em 12 de janeiro de 2022, oportunidade em que abriu o prazo de 60 (sessenta) dias para apresentação de manifestações sobre a minuta da Portaria da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), que trata sobre o licenciamento de importações.
*Conheça AQUI a contribuição do SINDASP para a Consulta Pública SDA 481 – Embalagem de Madeira).
Atenciosamente,
Elson Isayama
Presidente