UH nº 026/22 – Em mais um benefício aos associados, SINDASP firma parceria com a UNICAMP, através da Coordenação de Extensão do Instituto de Economia
Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 11 de fevereiro de 2022.
UH 026/22
Em mais um benefício aos associados, SINDASP firma parceria com a UNICAMP, através da Coordenação de Extensão do Instituto de Economia
O SINDASP prossegue com esforços para trazer ainda mais benefícios aos seus associados. Agora, o anúncio é de uma parceria com uma das Universidades mais conceituada do Brasil: a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). O acordo foi firmado através da Coordenação de Extensão do Instituto de Economia.
Os associados – e também os colaboradores do SINDASP – poderão se inscrever no “Curso de Formação de Especialistas em COMÉRCIO EXTERIOR”, com 15% de desconto. Para isso, ao efetuar a matrícula, deverão apresentar para a secretaria de extensão do instituto de economia da Unicamp, uma carta do SINDASP confirmando a condição de associado.
“Defendemos que a capacitação é o caminho do futuro imediato para o Despachante Aduaneiro. Incrementaremos ações neste sentido ao longo de nossa gestão e essa parceria é uma delas”, avalia Elson Isayama, presidente do SINDASP.
Conheça o Curso – O curso será EAD pelo Google Meet e Zoom, com Carga-horária 360 horas. Tem como objetivo preparar o profissional para uma atuação concreta na sistemática brasileira de comércio internacional e para o desenvolvimento de trabalhos, planos e projetos que visem o conhecimento e o aprimoramento no campo da economia, comércio e gestão internacional.
Carga-horária 360 horas.
Período de inscrições: 09/08/2021 até 03/03/2022.
Período das aulas: 11/03/2022 até 24/11/2023. Aulas serão sextas à noite e sábados pela manhã.
Informações e link para inscrição: https://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=%82a%D6%C2%5E%E5%DF%9E&of=%F7%13%AE
O comércio exterior é uma das mais importantes atividades que um país pode praticar. Especialmente se é um país em desenvolvimento.
Ao longo da história, temos visto que os países que praticam de modo ostensivo o comércio exterior, se desenvolvem mais rapidamente e de forma mais sustentada que aqueles que ficam fechados economicamente.
Podemos citar, na ordem, apenas a partir do século XX e os casos mais proeminentes, dentre os mais diversos países que entenderam isso e cresceram consideravelmente, os Estados Unidos da América do Norte, a maior nação econômica do mundo, e após a 2ª guerra mundial o Japão, a Coréia do Sul e os chamados tigres asiáticos, a China, e agora no caminho, a Índia. O próximo, e logo, tem que ser o Brasil.
Na exportação, isso é devido ao fato de multiplicar em várias vezes o seu mercado consumidor, considerando o tamanho da população mundial. Isso provoca um extraordinário aumento da produção do país, em todos os campos, visto que tem que atender o mercado externo juntamente com o seu próprio mercado interno. Esse aumento da produção provoca uma redução de custo por unidade, em face da economia de escala, tornando o país mais competitivo.
Na importação, pela capacidade de compra maior de produtos necessários a seu processo produtivo, que podem ser melhores e de preços mais competitivos do que aqueles produzidos internamente, e que vão ajudar a melhorá-lo. Também, pela possibilidade de fornecer ao mercado interno, mercadorias que não são produzidas no país, ou que tenham melhor preço.
Tanto a exportação quanto a importação melhorarão constantemente o processo produtivo nacional e suas mercadorias e preços, tendo efeito contínuo na sua competitividade.
Para que isso aconteça, não adianta o país apenas ter mercadorias exportáveis e capacidade de importação do que precisa.
É necessário que se tenha profissionais competentes, que conheçam os mercados e suas necessidades, e que possam praticar o comércio exterior de modo adequado, para que o país aproveite as melhores oportunidades encontradas nas duas mãos do comércio exterior.
O Instituto de Economia da Unicamp, oferece o curso de Formação de Especialistas em Comércio Exterior com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos profissionais desejosos de praticar da melhor forma possível todas as atividades da área. E, claro, proporcionar-lhes as melhores possibilidades de crescimento profissional.
Atenciosamente,
Elson Isayama
Presidente