UH nº 032/22 – Após palestra online, conteúdo da apresentação “Livro Caixa” ficará disponível por 30 dias para Associados

 

Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 17 de fevereiro de 2022

UH 032/22
Após palestra online, conteúdo da apresentação “Livro Caixa” ficará disponível por 30 dias para Associados

No último dia 14/02 foi realizada pelo SINDASP a apresentação ‘’Livro Caixa”, que trouxe informações diversas e abordagem sobre “IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA FÍSICA”, “DESPESAS ESCRITURADAS NO LIVRO CAIXA” e “AÇÃO ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL”. A Palestra foi ministrada pelo Consultor Contábil, Adilson Luizão e contou com a apresentação do presidente do SINDASP, Elson Isayama, e moderação de Ana Maria Matta Walcher, Assessora do SINDASP.

A partir de hoje, 17/02, o vídeo da palestra ficará disponível pra os associados, por trinta dias, na “área vip” no sistema do SINDASP.

Confira as perguntas dos associados e as respostas que tivemos durante a Palestra.

1 – Carnê leão e livro caixa são a mesma coisa?

Não, o livro caixa é o onde são registradas, mensalmente e em ordem cronológica, todas as receitas e despesas relativas à atividade do autônomo ou de uma empresa. Para isso é necessário ter notas e comprovantes das despesas e devem ser observadas as exigências da Receita Federal, além de ser necessário guardar os documentos.
Realmente são coisas distintas, embora a elaboração do Livro Caixa esteja dentro do Carnê Leão WEB disponibilizado pela Receita Federal do Brasil dentro do e-CAC

2 – Meu contador, faz a minha declaração de IR, mas nunca adotou o livro caixa. Tenho como orientá-lo a adotar o Livro Caixa e aplicar a dedução da 5ª parte ( trabalho Home office ) ?

Sim é possível, escritura 1/5 das despesas como dedutíveis e pode lançar em sua Declaração

3 – Em relação ao INSS tenho declarado, como foi falado na Palestra, declaração anual, pois tem um campo específico.

Se você informou o valor mensalmente na coluna de Previdência Social na ficha de Rendimentos Tributáveis Recebidos isso está correto
Tenho declarado o valor de INSS que recolho e aparece no próprio site do INSS (como recolhido), mas a receita informa que o valor não bate com o recolhido/informado pelo INSS…
Recomendo agendar ida até uma unidade da Receita Federal para que eles esclareçam, visto que, pelo seu relato, tudo está correto.

“As ações do SINDASP em capacitar e acolher os Associados visa com que eles se sintam amparados e munidos de informações para realizar suas atividades com segurança”, destacou Elson Isayama, presidente do SINDASP.

evento remoto (1)

Atenciosamente,

Elson Isayama
Presidente