UH nº 095/22 – MENSAGEM DO PRESIDENTE – DIA DO DESPACHANTE ADUANEIRO

 

Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 25 de abril de 2022

 

​UH nº 095/22
MENSAGEM DO PRESIDENTE – DIA DO DESPACHANTE ADUANEIRO

Amigas, amigos despachantes aduaneiros e comunidade do comercio exterior.
Isso mesmo….neste primeiro momento gostaria de me dirigir também à comunidade de comércio exterior. Todos os players deste importante setor. Vivemos, sem dúvidas, um momento de transformações. Convido todos para criar um pacto de crescimento. Um pacto de que como nós despachantes aduaneiros, ao longo de 172 anos de existência, temos demonstrado com obrigações que devemos cumprir, para que a legislação brasileira seja cumprida, sem quaisquer subterfúgios. E que os resultados sejam de crescimento sustentável e, principalmente, dentro das mais modernas práticas de compliance, um mantra deste nosso mercado.

Agora sim, quero falar com a categoria. Afinal, exatamente hoje, 25 de abril comemora-se o DIA DO DESPACHANTE ADUANEIRO. Por uma ótima coincidência, a data nos brindou com uma segunda-feira, e nos deu a oportunidade de iniciar e entregar um evento SEMANA DO DESPACHANTE ADUANEIRO, desse porte, com essa qualidade e trazer discussões acerca do dia a dia do desembaraço aduaneiro.

Já se foi o tempo que o desembaraço aduaneiro se resumia na ponta da linha, nos portos, aeroportos, fronteiras e outros recintos alfandegados. Hoje a complexidade de uma operação de importação e exportação exige da categoria uma expertise que só nós, Despachantes Aduaneiros, possuímos.

Convido, portanto, todos para participarem desta semana de eventos. Teremos aqui manhãs com a Receita Federal hoje 25 de abril e, a partir daí, SECEX/Ministério da Economia na terça, MAPA na quarta e ANVISA na quinta, além do encerramento, na sexta, com mensagem da RFB e da intervenção da iniciativa privada.

Com isso, teremos um evento para os Despachantes Aduaneiros, e destes, através do SINDASP, para todo o mercado de logística e comércio exterior.

Já falando do tema qualificação como as informações desta importante semana, é sempre bom lembrar que estamos em andamento com a aplicação do “Sindasp Educa”,  ponto de muito trabalho de nossa diretoria que está em curso com convênios, palestras e eventos que temos em andamento por nossa entidade, cujo projeto destaco como o mais importante pilar e desafio que nós colocamos, porque entendemos que somente através da qualificação, reforçaremos nossa relevância e valorizaremos ainda mais nossa categoria.

Gostaria de agradecer aqui o apoio e a dedicação a toda a diretoria do SINDASP para dividir não só o êxito da entrega deste evento, como também o excelente balanço positivo dos primeiros 100 dias da nossa nova gestão. Importante registrar que, juntos, já estamos trabalhando na alteração de nosso estatuto, buscando torná-lo mais inclusivo, atual e que seja condizente com a relação de benefícios e utilização de nossos associados.

Algumas destas ações estão resumidas nas páginas da nova Revista DESEMBARAÇA SÃO PAULO, que inicia a circulação hoje nesta data festiva. É com grande prazer que apresentamos a Revista “Desembaraça São Paulo”, um novo veículo de informação sobre o comércio exterior, a prestação de contas, a valorização de nossa categoria e a nossa história. O nome sugestivo para nossos esforços em se tratando do contínuo trabalho de melhoria de contribuição para a crescimento do comércio exterior brasileiro e desenvolvimento da economia de nosso País.

Por fim peço licença aos dirigentes da Receita Federal do Brasil para dividir com a nossa audiência um sentimento proposto por eles, que o SINDASP e a categoria dos Despachantes Aduaneiros corroboram, fato que, mantidas as tendências atuais, o tradicional binômio agilidade e controle, que caracteriza as aduanas mais modernas do mundo, aparentemente precisa se transformar, pelo menos no caso do Brasil, num trinômio que envolva a agilidade, o controle e a previsibilidade.

E para esse objetivo, asseguramos ao mercado de comércio exterior brasileiro, o DESPACHANTE ADUANEIRO é imprescindível.

Atenciosamente,

Elson Isayama
Presidente