UH nº 134/22 – SINDASP trouxe Palestra Magna sobre OEA, em mais um tema relevante no processo de qualificação da categoria

 

Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 30 de maio de 2022

UH 134/22
SINDASP trouxe Palestra Magna sobre OEA, em mais um tema relevante no processo de qualificação da categoria

 

No último dia 24 de maio o SINDASP apresentou a palestra “Operador Econômico Autorizado “OEA” e o Despachante Aduaneiro: sinergia necessária”. O evento fez parte do processo de qualificação contínua implementado pela entidade. A Palestra Magna foi feita pelo Dr. Fernando Pieri Leonardo, Presidente da ABEAD – Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros e da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB MG.

O SINDASP esteve representado na abertura pelo seu Vice-Presidente, Rogerio Grecchi, que após agradecer a presença de todos, falou sobre o momento do SINDASP, “Esta ação, que visa a qualificação dos profissionais e que foi tema de nossa gestão ainda na campanha, está materializada nessa Aula Magna, além de traduzir esse espírito de Educação Contínua para a comunidade. Temos que formar o Despachante Moderno, pois só assim seremos o parceiro fundamental para importadores e exportadores. Conhecimento amplo e dinamismo são pilares para construirmos boas práticas e o cumprimento da legislação. Este é o novo SINDASP com foco na educação e na qualificação”, destacou Grecchi.

O Palestrante Fernando Pieri Leonardo discorreu sobre tema iniciando com as Origens do Programa OEA no mundo e no Brasil. Abordou a visão geral dos princípios, objetivos, requisitos, critérios, normas, ARM’s, OEA Integrado, além de apresentar o status do Programa OEA no Brasil, com dados relevantes. Na interface com o Despachante Aduaneiro, mostrou a visão e as perspectivas do Programa OEA com foco no despachante aduaneiro. “É de extrema importância compartilhar a experiência com a classe dos Despachantes Aduaneiros, que precisa ser cada vez mais reconhecida e exaltada. “Já digo desde logo sobre seu papel protagonista no comércio exterior. O Despachante Aduaneiro vive hoje outro cenário e os desafios são diferentes, por isso ele deve estar inserido neste atual contexto”, destacou Fernando Pieri, palestrante do evento, ao lembrar que a categoria não está inserida entre os segmentos passíveis da habilitação em O.E.A.

“O Brasil é um país interessante, onde um dos principais facilitadores não participa formalmente do Programa OEA, mas é o seu principal operacionalizador. É hora de revermos, como Despachantes Aduaneiros, o papel que temos como visão e missão. Isso está em nosso DNA”, avaliou Marcelo de Castro, diretor do SINDASP.
QUEM AINDA NÃO ASSISTIU PODERÁ VISITAR A APRESENTAÇÃO NA ÍNTEGRA NO LINK
Atenciosamente,

Elson Isayama
Presidente