** Plano Estadual de Facilitação de Comércio Exterior elaborado pelo SINDASP é apresentado aos Candidatos ao Governo de São Paulo **

Amplamente mencionado por organismos internacionais, como o Banco Mundial, a integração internacional de uma região traz benefícios econômicos, além de impulsionar o desenvolvimento humano, ao incentivar a modernização e a inovação para buscar maior competitividade internacional. O comércio exterior é uma maneira, então, de impulsionar o desenvolvimento econômico de regiões ao redor do mundo.

O Estado de São Paulo, que apresenta o maior PIB de uma Unidade Federativa, possui o maior parque industrial importador e exportador, bem como é o Estado que mais realiza transações internacionais de serviços e tem o maior porto organizado e dois dos maiores aeroportos internacionais da América Latina.

A força do comércio exterior é representada através de números: em 2021, o PIB paulista foi de US$600 bilhões, segundo dados da Casa Civil; a corrente de comércio paulista totalizou US$121 bilhões, segundo dados da ComexStat, isto sem computar os negócios gerados pelas Grandes Feiras.

Apesar da importância demonstrada em estatísticas, a comunidade de comércio exterior não tem recebido a devida atenção por parte das autoridades paulistas, comparado aos esforços do Governo Federal. Nesse sentido, o presente plano busca abordar alguns temas, como tecnologia, infraestrutura logística, cooperação Setor Público-Setor Privado, e educação e pesquisa.

A entrega do documento ao candidato Fernando Haddad foi realizada no dia 03 recente pelo Vice Presidente do SINDASP, Rogério Grecchi, que se pronunciou: “Um plano ou projeto semelhante não foi observado até o momento para a Unidade Federativa que tem este gigante potencial econômico, e nós, Despachantes Aduaneiros temos o dever de contribuir com propostas que visem a Facilitação dos Negócios. Somos um grande Estado, e precisamos que nosso futuro governador (qual venha a ser eleito) abrace um grande Plano para o Comércio Exterior”.

O documento contendo este Plano Estadual tem agendas de entregas aos Candidatos a Governador pelo Estado de São Paulo Fernando Haddad (PT), Rodrigo Garcia (PSDB) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).

ACESSE O DOCUMENTO NA BIO