UH nº 345/22 – Reuniões da COLFAC são retomadas com participação do SINDASP

Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 9 de novembro de 2022

UH 345/22
Reuniões da COLFAC são retomadas com participação do SINDASP

Após 1 ano de interrupção, foram retomadas as reuniões COLFAC (Comissão Local de Facilitação de Comércio) na Alfândega de Viracopos e de Guarulhos. A delegacia de São Paulo, igualmente, realizará o encontro.

Em Viracopos, sob a coordenação do Delegado da Alfândega da RFB, Camilo Cremonez, participaram do evento dirigentes da Anvisa e do MAPA. O encontro remoto ocorreu no último dia 01/11 e o estante do público foi formado por intervenientes e usuários dos serviços locais de comércio exterior.

Na pauta, em Campinas, foram apresentados os dados gerenciais da Alfândega no 1° semestre de 2022, com números relevantes, além do encontro marcar o início de discussões sobre a “Aduana sem Papel”. O SINDASP participou do evento e enalteceu a retomada dos trabalhos. “Entendemos que se trata de um excelente fórum de discussões e de oportunidades para a troca de experiência, bem como um verdadeiro brainstorm para apontamento e soluções de gargalos nas operações de comércio exterior no Aeroporto de Viracopos”, relatou Elson Isayama, Presidente do SINDASP.

Na avaliação da Receita Federal, esse fórum congrega todas as autoridades com competência no controle de comércio exterior, além dos intervenientes no comércio internacional de cada localidade: despachantes aduaneiros, depositários, transportadores, agentes de carga, importadores, exportadores e demais membros da comunidade. As Colfac possuem um importante papel no aperfeiçoamento do comércio internacional, tanto na implantação de soluções em nível local quanto no encaminhamento de situações mais abrangentes e complexas ao Comitê Nacional de Facilitação do Comércio (Confac).

“Por tudo isso, convocamos os Despachantes Aduaneiros que sigam contribuindo com sugestões nos processos, participando ativamente na melhoria do comércio exterior brasileiro”, concluiu Isayama.

Atenciosamente,
Elson Isayama
Presidente