UH nº 390/22 – MAPA instrui operadores para início de destruição de embalagens e paletes em Guarulhos
Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 26 de dezembro de 2022
UH 390/22
MAPA instrui operadores para inicio de destruição de embalagens e paletes em Guarulhos
A empresa Nikkey – autorizada a realizar o serviço de destruição de embalagens e paletes no aeroporto de Guarulhos – ainda não iniciou o procedimento, por uma questão de ajustes de infraestrutura junto à GRU Airport, informou o Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional de Guarulhos (MAPA).
A Auditora Fiscal Federal Agropecuário, Sandra Kunieda de Alonso, chefe desse área, divulgou um comunicado que “tão logo seja finalizada essa etapa, uma nova instrução deverá ser observadas no procedimento: o interessado deverá apresentar o contrato firmado de destruição e não mais o AWB de exportação. O prazo concedido para destruição é de 30 dias a partir da lavratura da NFA”.
Funcionamento em Viracopos – Já no Aeroporto Internacional de Viracopos, segue em funcionamento como o primeiro aeroporto do Brasil a disponibilizar o novo serviço de destruição, em solo brasileiro, de embalagens e suportes de madeira (paletes) que acompanham cargas importadas e que não possuem carimbo ou atestado válido de tratamento fitossanitário.
Com isso, as empresas importadoras terão os processos mais agilizados e terão os custos reduzidos facilitando o trânsito para o comércio exterior.
Atenciosamente,
Elson Isayama
Presidente