UH n° 010/23- Após resultado na habilitação de novos Despachantes, SINDASP volta a alertar sobre a importância do treinamento e qualificação

Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 13 de janeiro de 2023

UH nº 010/23
Após resultado na habilitação de novos Despachantes, SINDASP volta a alertar sobre a importância do treinamento e qualificação

A COANA – Coordenadoria Geral de Administração Aduaneira da Receita Federal do Brasil, divulgou os candidatos aprovados no Exame de Qualificação Técnica para o exercício da profissão de Despachante Aduaneiro, em exame que não era realizado desde 2018.

Participaram do certame 509 candidatos e 43 novos profissionais obtiveram êxito no exame e estão na lista divulgada pelo Edital 001/2023, ou seja, pouco mais de 8% dos participantes passaram na prova.

Ao mesmo tempo que o SINDASP enaltece o avanço e parabeniza os novos Despachantes Aduaneiros, aproveita o momento para, mais uma vez, lembrar sobre um de seus Projetos em curso: o SINDASP EDUCA, baseados em estudos sobre o interesse da categoria e do mercado.

Um dos pilares da atual gestão, ele se fez presente durante todo o ano de 2022, entre outras frentes, com cursos, palestras, treinamentos, além de um evento de uma semana ao lado dos principais Órgãos Federais de interface com a categoria, batizado de Desembaraça SP, que será reeditado em abril próximo. “Faremos outro ano focados na qualificação, como caminho para a valorização da categoria”, defendeu Rogério Grecchi, Vice-Presidente do SINDASP, ao projetar 2023.

Por isso mesmo, o SINDASP convoca toda a categoria, assim como está atenta e tem também recomendado a participação de Ajudantes de Despachantes, para prestigiarem os eventos da entidade neste sentido. Os canais de comunicação do SINDASP, ao mesmo tempo, estão sempre não só divulgando esses eventos, mas também produzindo conteúdos diversos, com abordagens diárias sobre legislação (Informativo CAD) ou notícias relevantes (Informativo Última Hora).

“A diretoria tem trabalhado bastante para entregar encontros de qualidade e conteúdos importantes aos seus Associados. Os Despachantes Aduaneiros e seus Ajudantes devem estar atentos a essas oportunidades e, por consequência, preparados para as constantes mudanças que ocorrem no comércio exterior brasileiro”, finaliza Elson Isayama, presidente do SINDASP.

Atenciosamente,

Elson Isayama
Presidente