UH nº 041/23 – 27 de fevereiro, Dia do Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil
Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 27 de fevereiro de 2023
UH 041/23
27 de fevereiro, Dia do Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil
Os Auditores-Fiscais da RFB são responsáveis pela fiscalização dos tributos internos federais e dos incidentes sobre o comércio exterior, ações que contribuem significativamente para o combate à sonegação fiscal e para a arrecadação de recursos, que serão posteriormente utilizados em iniciativas sociais conduzidas pelo Governo.
Além disso, a relação entre os Auditores-Fiscais da RFB e os Profissionais Despachantes Aduaneiros é fundamental para a progressão do comércio entre as nações e para a geração de riqueza e bem-estar socioambiental.
De acordo com as recomendações da Organização Mundial das Aduanas (OMA), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização das Nações Unidas (ONU), essa relação deve ser baseada na cooperação, transparência e troca de informações, visando a facilitação do comércio e a redução dos custos associados a ele.
Os Despachantes Aduaneiros atuam como intermediários entre os importadores/exportadores e os órgãos governamentais responsáveis pelo controle aduaneiro, auxiliando na realização dos procedimentos necessários para a importação/exportação de mercadorias. Nesse contexto, os Auditores-Fiscais da RFB desempenham um papel fundamental na fiscalização desses procedimentos, garantindo a segurança e a legalidade das transações comerciais.
“Portanto, nesta data comemorativa, não poderíamos ficar sem registrar não só o reconhecimento do trabalho realizado por estes Auditores-Fiscais da RFB, que muito contribui para o desenvolvimento econômico e social do país, mas também enaltecer, em nome de nossos associados, o espírito de parceria implementado pelo Órgão Federal e executado por esses profissionais da Aduana ao lado dos Despachantes Aduaneiros”, destacou Elson Isayama, Presidente do SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo.
Atenciosamente,
Elson Isayama
Presidente