UH nº 270/23 – SINDASP apoia iniciativa do “Facilita SP”, programa de desenvolvimento econômico do Governo do Estado

Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 26 de setembro de 2023.

SINDASP apoia iniciativa do “Facilita SP”, programa de desenvolvimento econômico do Governo do Estado

O governador Tarcísio de Freitas lançou nesta segunda-feira, 25/9, o programa Facilita SP, iniciativa para desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios em todo o estado, tornando os procedimentos mais rápidos e transparentes para estimular o empreendedorismo e simplificar a vida do empresário paulista.

“Estamos caminhando firmes na direção da desburocratização com o programa Facilita SP. Criamos um comitê de simplificação do registro de empresas e novos negócios. Isso vai fazer a diferença. E teremos um portal integrador justamente para facilitar esse esforço. O papel do Estado é facilitar e é o que vamos fazer. Estamos dando passos firmes para a simplificação e desburocratização. Temos certeza que as prefeituras vão dar os mesmos passos para tornar São Paulo o melhor estado de ambiente de negócios do Brasil”, afirmou Tarcísio na solenidade no Palácio dos Bandeirantes.

A cerimônia também teve a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, e do presidente da Assembleia Legislativa (Alesp), André do Prado, além de deputados, prefeitos, vereadores, gestores públicos estaduais e municipais e líderes empresariais. O secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação (SDCeti) de Guarulhos, Jorge Taiar, também participou.

Coalizão 7 – O SINDASP apoia a iniciativa, em Campinas, através do Presidente Elson Isayama. A Coordenação da chamada “Coalizão 7”, será feita pelo CIESP Campinas – Centro das Indústrias do Estado de SP. O programa de desburocratização e melhoria de negócios tem como objetivo final o desenvolvimento econômico. “O SINDASP tem participado ativamente no mercado, incentivando frentes como esta. Entendemos que os reflexos chegam à categoria dos Despachantes Aduaneiros, com a melhoria do ambiente de negócios de comércio exterior”, avaliou Isayama.

Atualmente, quem quer empreender precisa cumprir uma longa jornada em diferentes órgãos públicos, com apresentação de diversos documentos para que o novo negócio receba a liberação de funcionamento. Com o Facilita SP, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, essa jornada será simplificada a partir da classificação das atividades econômicas em três níveis: baixo, médio e alto risco.

Para as atividades econômicas classificadas no baixo risco, alvarás e licenças poderão ser dispensados, o que deve agilizar os processos de abertura, legalização e licenciamento. Já para os negócios classificados em médio e alto risco, a medida vai assegurar transparência e previsibilidade nas exigências previstas pela legislação. Empresas já estabelecidas também serão beneficiadas, pois está previsto que ganhem mais agilidade e eficiência na regularização, emissão e atualização de suas licenças e alvarás.

A expectativa é que a medida gere resultados positivos para o desenvolvimento econômico de São Paulo em curto e médio prazos, impactando na geração de empregos e renda. Segundo levantamento do Instituto Millenium, municípios que já regulamentaram normas locais de liberdade econômica registraram aumento de 40% nas contratações, em comparação aos índices anteriores às novas normas.

“Queremos implantar o maior programa de desburocratização e melhoria de ambiente de negócios para empreendedores e empresários”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico. “Dessa forma, vamos facilitar a vida daqueles que querem empreender, investir e continuar investindo no estado de São Paulo”, concluiu Jorge Lima.

Com informações: Click Guarulhos

 

FACILITA SP

 

FOTO FACILITA SP

 

Rodapé Online