UH nº 025/24 – Greve da Receita chega ao fim, após categoria aceitar proposta do Governo.

Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 09 de fevereiro de 2024

Greve da Receita chega ao fim, após categoria aceitar proposta do Governo.

Mobilização de Entidades, lideradas pelo SINDASP, foi destaque nos esforços para normalização das operações.

A Receita Federal encerrou seu movimento grevista que se arrastava desde 27 de dezembro de 2021. Naquela oportunidade, os Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (RFB) de todo o país se mobilizaram em resposta aos cortes no orçamento aprovado para o ano seguinte (2022) e levou centenas de servidores públicos a deixarem seus cargos às vésperas das festas de fim de ano.

A mobilização se acirrou recentemente com seguidas greves, mas foi, finalmente, encerrada ontem (08), após a categoria aprovar por 77,70% a proposta apresentada pelo governo federal relativa à implementação do bônus de eficiência (BE). O SINDIFISCO, que representa os Auditores-Fiscais exigem agora a assinatura do Acordo, mantendo apenas o estado de mobilização.

Monitoramento e Liderança – O SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – monitorou cada etapa dos impactos desde seu início, informando regularmente seus Associados e à categoria sobre os desdobramentos das operações de importação e exportação no Brasil, através de comunicados em seus veículos de comunicação com os Despachantes, a sociedade e o mercado.

Além disso, o SINDASP esteve à frente no envio de dois ofícios ao Governo Federal, com o pedido que fossem cumpridos os acordos realizados, visando a normalização das operações e fim dos prejuízos ao comércio exterior brasileiro. Enviado em 31/01/2024, o último documento, endereçado para 5 Ministros, tinha a assinatura de 9 entidades e apontava como um dos motivos, o prejuízo de R$ 3 bilhões, ocorrido apenas no primeiro semestre de 2022, além de alertar, inclusive, a iminência de inflação em função de atrasos no fluxo da cadeia de suprimentos.

Conheça AQUI o OFÍCIO ENVIADO PELO SINDASP e pelas demais entidades.

Veja também aqui o DOCUMENTO DO SINDIFISCO informando o fim da greve.