UH nº 100/24 – SINDASP participa de Fórum da OMA e comemora resultados da iniciativa privada no Brasil

São Paulo, 20 de maio de 2024

O SINDASP participou do Fórum Conjunto da OMA (Organização Mundial de ADUANAS – público privado)  debatendo temas de alto nível sobre o futuro do setor. O “IV Foro Conjunto Aduanas – Grupo Regional del Sector Privado de las Américas y el Caribe”, ocorreu em Montego Bay, na Jamaica, na última quarta-feira, 15/05/24.

Na abertura do evento, Ian Saunders, Secretário Geral da OMA, discorreu sobre a relevância do tema deste ano: “Alfândegas Envolvendo Parceiros Tradicionais e Novos com Propósito”. Saunders destacou a importância das parcerias entre as alfândegas e o setor privado para o sucesso das missões aduaneiras e a segurança das cadeias de abastecimento globais, sublinhando que a qualidade das interacções é fundamental.

Durante seu discurso, Saunders abordou vários pontos cruciais, como:

1. Necessidade e Vontade
2. Sustentabilidade da Associação
3. Entendimento Mútuo
4. Valor do fórum
5. Canais de comunicação
6. Desafios atuais e futuros
7. Parceria com Propósito

A ASAPRA – Entidade Internacional que representa mais de 25 mil Despachantes Aduaneiros das Américas + Espanha e Portugal – esteve representada por seu presidente, Nelson Brens, e pelo subsecretário LIC. Erides A. Diaz. Além deles, estiveram presentes delegações de Despachantes Aduaneiros Profissionais da Argentina, Barbados, Belize, Brasil, México, Panamá e Paraguai, além dos anfitriões do CBFFAJ Jamaica.

Em uma dessas participações, o SINDASP esteve representado pelo Presidente Elson Isayama e por seu diretor Marcelo de Castro. Por seu expediente, Elson Isayama, analteceu a atenção que a OMA imprime à participação da iniciativa privada no mercado. “Para nós do SINDASP e Despachantes Aduaneiros que somos, é extremamente gratificante identificar que estamos cumprindo no Brasil exatamente o que a OMA preconiza, ou seja, interagindo e contribuindo com propostas do setor privado, visando melhorias nas operações e, consequentemente, no ambiente de negócios, neste caso, do comercio exterior brasileiro”, comemorou Isayama.

Já Marcelo de Castro, coordenador de marketing institucional da ASAPRA e diretor do SINDASP, destacou a importância deste evento anual para a interação entre os setores público e privado. “Enfatizo que a identificação de questões-chave é essencial para apoiar a formação e reorganização dos padrões profissionais nas organizações de despachantes aduaneiros nacionais e locais nos países membros da ASAPRA”, afirmou. Segundo de Castro, “uma comunicação clara é o primeiro passo para alinhar objetivos conjuntos para uma alfândega mais segura, previsível e facilitadora, além de contribuir para o futuro de uma sociedade promissora”, finalizou.

O SINDASP esteve no evento ao lado de muitos entes do setor, entre eles, a Receita Federal Brasileira e a Associação Amecomex, conforme ilustra a foto abaixo.

OMA

Rodapé Online