UH nº 139/24 Diante de operação padrão de Órgão Federais, SINDASP envia Ofício para Ministros “em defesa do comércio exterior brasileiro”

São Paulo,  19 de julho de 2024.

Ref.: Diante de operação padrão de Órgão Federais, SINDASP envia Ofício para Ministros “em defesa do comércio exterior brasileiro”

O SINDASP, mais uma vez, saiu na frente ao liderar ações em defesa do mercado de comércio exterior brasileiro. Diante de mobilizações e de uma operação padrão desencadeada por Órgãos Federais intervenientes deste setor, ligados às Agências Reguladoras, a Entidade – que completa 75 anos em 2024 e representa os profissionais Despachantes Aduaneiros em São Paulo – produziu um Ofício destacando o momento do comércio exterior brasileiro e os impactos ainda mais significativos, caso a situação atual evolua, principalmente com o desencadeamento de uma greve.

documento, enviado na última segunda-feira (15), foi endereçado às seguintes autoridades: além do Diretor-Geral da ANVISA, Antônio Barra Torres, seguiu para o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Exmo. Sr. Geraldo Alckmin, o Ministro da Fazenda, Exmo. Sr. Fernando Haddad, a Ministra da Saúde, Exma. Sra. Nísia Veronica Trindade Lima, e a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Exma. Sra, Esther Dweck

“Buscamos nos antecipar a qualquer agravamento de situação que impacte o comércio exterior brasileiro. Essa gestão do SINDASP, através de sua diretoria, tem como uma de suas principais prioridades defender o Despachante Aduaneiro e o mercado que estes atuam, trabalhando pelo bom andamento das operações e apoiando ações para a melhoria do ambiente de negócios”, defendeu Elson Isayama, Presidente do SINDASP.

Um trecho ao final do Ofício, o SINDASP destaca que “acredita nos esforços do atual Governo em transformar o comércio exterior em Política de Estado. Para que os resultados sejam colhidos nos diferentes horizontes, curto, médio e longo prazo, numa democracia como a brasileira, o diálogo entre todos os envolvidos, Órgãos Intervenientes e Governo eleito, deve prevalecer. Solucionar as questões internas destacadas neste documento é essencial para que o Brasil aproveite as oportunidades e mude o contexto de forma estruturada e voltada ao futuro, com a aceleração de todas as boas iniciativas observadas. Certos da histórica especial atenção das autoridades públicas federais de interface com este sensível tema, seguimos à disposição para esclarecimentos”, finaliza o documento.

O SINDASP aguarda a resposta sobre os ofícios, bem como segue monitorando as operações nos principais Portos, Aeroportos, Portos Secos e Fronteiras, em especial aquelas relacionadas a um dos principais intervenientes: a Anvisa.

Rodapé Online