UH nº 180/24 – Receita Federal reitera instruções relevantes aos Despachantes Aduaneiros sobre “Puxe de Carga” em Guarulhos

Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 02 de setembro de 2024.

Receita Federal reitera instruções relevantes aos Despachantes Aduaneiros sobre “Puxe de Carga” em Guarulhos

A Receita Federal do Aeroporto de Guarulhos volta a alertar que a presença do Despachante Aduaneiro é imprescindível na Conferência Física de Canal Vermelho, sob o risco da conferência ser realizada na presença do depositário, além de possível atraso na liberação da carga.

A Delegacia da Receita Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, voltou a dividir com o SINDASP sua preocupação no “puxe de carga”, com a ausência do Despachante Aduaneiro na conferência física.

O Órgão Federal lembra que tão logo a parametrização aponte para o Canal Vermelho, o Despachante Aduaneiro deverá verificar no CMS e no Telegram, o dia e horário do agendamento da carga, sob o risco de adiar a liberação e marcação de um novo agendamento.

Essa ação deve ocorrer mesmo que ainda não tenha ocorrido a anexação dos documentos e distribuição.

A ideia é agilizar a liberação, todavia a intervenção do Despachante Aduaneiro é imprescindível neste momento.

IN/SRF 680/2006

Art. 31. A verificação da mercadoria deverá ser realizada na presença do importador ou de seu representante.

§ 1º O importador, ou seu representante, deverá comparecer ao recinto em que se encontre a mercadoria a ser verificada, na data e horário previstos, conforme a regra de agendamento ou escalonamento estabelecida.

§ 2º Na ausência do importador ou de seu representante na data e horário previstos para a conferência, a mercadoria depositada em recinto alfandegado poderá ser submetida a verificação física na presença do depositário ou de seu preposto que, nesse caso, representará o importador, inclusive para firmar termo que verse sobre a quantificação, a descrição e a identificação da mercadoria.

As instruções são do AFRFB José Ismail e do Delegado De Marco, da Alfândega da RFB no Aeroporto de Guarulhos.

Rodapé Online