UH nº 013/25 Após reunião, Auditores-Fiscais decidem por “Mobilização Total” a partir desta segunda-feira (20). SINDASP defende diálogo e solução.
Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 20 de janeiro de 2025.
Ref.: Após reunião, Auditores-Fiscais decidem por “Mobilização Total” a partir desta segunda-feira (20). SINDASP defende diálogo e solução.
Em greve por tempo indeterminado desde o dia 26 de novembro, os Auditores-Fiscais da Receita Federal realizarão, entre os dias 20 e 24 de janeiro, a Semana da Mobilização Total. As ações foram definidas durante reunião realizada na tarde desta última sexta-feira (17) pelo Comando Nacional e Mobilização (CNM) e Direção Nacional.
A Semana da Mobilização Total será marcada por diversas ações, tanto nas aduanas quanto nos tributos internos. Durante toda a semana se fará desembaraço zero em todas as zonas primárias, exceto cargas vivas, perecíveis e medicamentos, em respeito à legislação, além de operações nas bagagens dos aeroportos. Na terça-feira (21), às 14h30, será realizado o webinar “Sindifisco Mobiliza”, com transmissão ao vivo pela TV Sindifisco. O webinar será comandado pelo presidente do sindicato, Auditor-Fiscal Dão Real, com participação do coordenador do CNM, Auditor-Fiscal Marcus Dantas.
Na quarta e na quinta-feira (dias 22 e 23), haverá caravanas às unidades aduaneiras do Rio de Janeiro (Aeroporto do Galeão e porto seco), Foz do Iguaçu (Ponte da Amizade e porto seco), Uruguaiana e Recife. Na quinta-feira (23), os Comandos Locais de Mobilização e as Delegacias Sindicais visitarão as Delegacias da Receita Federal, onde realizarão cafés da manhã, reuniões de mobilização e cobrança da entrega de cargos dos titulares de unidades.
O SINDASP – Entidade que representa os Despachantes Aduaneiros em São Paulo – segue monitorando a situação e defende um desfecho o mais rápido possível para o impasse, evitando-se, assim, impactos na fluidez do comércio exterior e na previsibilidade logística. “A eficiência da aduana e a previsibilidade das operações logísticas são fundamentais para a competitividade do Brasil no comércio exterior. O momento exige diálogo e soluções equilibradas que garantam o funcionamento das operações aduaneiras sem comprometer o fluxo de mercadorias e a segurança fiscal. Precisamos avançar em soluções que mantenham a confiança dos operadores logísticos e assegurem a eficiência do comércio exterior brasileiro”, defendeu Elson Isayama, Presidente do SINDASP.
Com informações: Sindifisco Nacional