UH nº 066/19 – SINDASP participa de reunião sobre novo procedimento de embarque lado ar (trânsito aéreo) em Viracopos
Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 25 de junho de 2019.
UH 066/19
SINDASP participa de reunião sobre novo procedimento de embarque lado ar (trânsito aéreo) em Viracopos
Presente em mais um encontro sobre as questões operacionais de Viracopos, o SINDASP marcou presença na última CCV (Comissão de Cargas Viracopos) no Aeroporto. A reunião ocorreu no último dia 11/06 e um dos principais temas foi a divulgação do novo procedimento de embarque lado ar (trânsito aéreo).
Coordenados pela ABV (Viracopos), os trabalhos foram abertos por Ricardo Luize, Gerente de carga da empresa que iniciou lembrando a todos que a reunião está aberta para toda a comunidade aeroportuária.
Ederson Campelo, Encarregado de Processos Logísticos da ABV, apresentou o fluxograma do novo procedimento de entrega de cargas com embarque lado ar, a ser implementado a partir de 01/07/2019, destacando os seguintes pontos:
➢ Definida nova área para paletização de cargas em trânsito aéreo, conforme desenho na apresentação;
➢ O novo Formulário de Previsão de Saída de Cargas estará disponível no site http://www.viracopos.
➢ A carga será disponibilizada para paletização até o horário previsto no formulário, que poderá ser, no máximo, 12h antes do embarque.
➢ O período de armazenagem se encerrará com a disponibilização da carga na paletização, dentro do horário combinado;
➢ Caso o equipamento ultrapasse a programação de embarque para saída do TECA, será gerada cobrança por permanência de equipamento aeronáutico paletizado na área de operação, no valor de R$88,00 por equipamento a cada 12h.
➢ A conferência final e liberação dos equipamentos será diretamente no Ponto Zero
Outros temas foram tratados, como o follow-up de assuntos das reuniões anteriores: “Liberação”, “Balança – Exportação” e “Estações de Consulta para o Viadat – Tarifação”, sendo que esta última está habilitada para uso do Viadat e os Despachantes Aduaneiros presentes em reunião relataram como positivo a disponibilização dos terminais para consulta de puxes no sistema.
Apenas um tema não foi desenvolvido devido à ausência de representantes da ABIQUIM: a dificuldade no embarque de madeiras condenadas.
O próximo encontro já está agendado para 05/07/19, às 14h.
Atenciosamente,
Marcos Farneze
Presidente