UH nº 122/19 – SINDASP presente em evento sobre Comércio Exterior na ABIQUIM

Prezado(a)s Associado(a)
São Paulo,  18 de dezembro de 2019

UH 122/19
SINDASP presente em evento sobre Comércio Exterior na ABIQUIM

A ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), entidade que congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor, sediou no último dia 10/12, um Seminário de Operações de Comércio Exterior. O evento contou com a participação da liderança da Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior da Secretaria de Comércio Exterior (SUEXT/SECEX) do Ministério da Economia (ME) e teve como objetivo apresentar as iniciativas do Governo em desburocratização e melhoria do ambiente de negócios no comércio exterior brasileiro, bem como as novas ferramentas e funcionalidades no Portal Único de Comércio Exterior.

O SINDASP esteve representado por seu diretor Lucio Melo, que enalteceu a iniciativa. “As mudança nos processos de exportação com a DUE, e agora com a DUIMP, estão sendo amplamente divulgadas, inclusive com o apoio do SINDASP. Em especial, este setor químico, possui algumas características que foram abordadas no encontro, a exemplo do atual licenciamento de importação, com especial foco nas anuências de produtos químicos, e da etapa administrativa do novo processo de importação (DUIMP).

Números – Os números deste setor são realmente relevantes. O Brasil importou US$ 3,5 bilhões em produtos químicos no mês de novembro. O valor representa uma redução de 17,6% em relação a outubro deste ano e de 14,1% na comparação com novembro de 2018. No acumulado do ano, por sua vez, as compras externas de produtos químicos somam US$ 41,1 bilhões, aumento de 3% frente ao mesmo período do ano passado.

Em termos de quantidades, as movimentações que superaram 43,8 milhões de toneladas, até novembro, significaram um aumento de 7% na comparação com o mesmo período de 2018. Os elevados níveis de aquisições farão de 2019, com projeção de mais de 47,5 milhões de toneladas, o terceiro ano em que se terá batido consecutivamente o recorde em volumes de compras externas de produtos químicos (anteriores eram de 45,2 milhões de toneladas em 2018 e de 43,1 milhões de toneladas em 2017), sobretudo em intermediários para fertilizantes, produtos que possuem plenas condições técnicas e econômicas de serem fabricados no País.

Entre os participantes do evento, destaque para a presença do Subsecretário de Operações de Comércio Exterior, Renato Agostinho, Vlademir de Macedo Souza Divisão SUEX, Thais Bobert Salem – Divisão da CGIS, e Marcos Jose Martins – Divisão COEXP.