UH nº 012/20 – SEFAZ em Viracopos adota novos procedimentos após determinação do Governo do Estado e avanço do Coronavírus
Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 16 de março de 2020.
UH 012/20
SEFAZ em Viracopos adota novos procedimentos após determinação do Governo do Estado e avanço do Coronavírus
A SEFAZ (Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, através do Posto Fiscal de Viracopos DRT/5 – Campinas) adotou novas e importantes medidas para o atendimento do COMEX no POSTO FISCAL DE CAMPINAS A PARTIR DE AMANHÃ, 17/03/2020, haja vista que o Governador do Estado determinou o afastamento dos servidores maiores de 60 anos do trabalho de atendimento.
Despachantes Aduaneiros – Em e-mail endereçado à categoria dos Despachantes Aduaneiros, através do SINDASP, a SEFAZ informa que, como no caso específico do Posto Fiscal de Campinas possuir a imensa maioria dos atendentes dentro do grupo de risco, a fim de evitar atrasos no atendimento e contaminação desnecessária pelo coronavírus, decidiu que, EXCEPCIONALMENTE:
– Da mesma forma, os casos de GLME, não liberados automaticamente pelo sistema, ou com recolhimento parcial ou Regime Especial que não obtiverem visto eletrônico, cuja documentação também é trazida presencialmente ao Posto Fiscal, PODERÃO UTILIZAR O MESMO EMAIL PARA A LIBERAÇÃO, ENVIANDO A DOCUMENTAÇÃO COMPLETA EM ARQUIVO PDF. Da mesma forma, as eventuais pendências serão solicitadas por email pelo AFR responsável pela análise.
– Os casos de bagagem desacompanhada de pessoa física continuam a ser atendidos normalmente pelo email pfviracopos@fazenda.sp.
– EXCEPCIONALMENTE, respostas a dúvidas de legislação/alíquotas e questões não prioritárias para o trabalho de liberação de Comércio Exterior não serão atendidas por email no momento. Porém, considerando a edição da nova Portaria do COMEX Portaria CAT 24/20, pedimos que as dúvidas sejam compiladas e enviadas por um único email pelo representante dos Despachantes Aduaneiros ou pelo Recinto Alfandegado ou pelo CIESP até amanhã cedo, dia 17/03, quando deveremos ter uma reunião junto à Diretoria de Comércio Exterior em São Paulo.
DRT/5 – Campinas.
Marcos Farneze
Presidente