UH nº 087/20 – Solicita completa um ano com boa avaliação dos usuários
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São Paulo, 23 de julho de 2020.
UH 087/20
Solicita completa um ano com boa avaliação dos usuários
Sistema permite que os usuários solicitem serviços da Anvisa de forma totalmente eletrônica.
Completando esse mês um ano de implantação, o Sistema Solicita migrou 114 serviços da Anvisa para o ambiente digital, permitindo a empresas e a usuários de modo geral o registro de solicitações junto ao órgão de forma mais rápida e cômoda. Ao todo, 781 códigos de assunto de petição já foram migrados.
Os números correspondem a 97% dos projetos que já foram entregues no Plano Digital 2019/2020, configurando-se como o carro-chefe da transformação digital da Agência, cujo escopo está alinhado à Estratégia de Governo Digital do governo federal. Essa estratégia visa reduzir o deslocamento do cidadão aos balcões de protocolo para ter acesso aos serviços públicos. Com a migração dos serviços para a nova plataforma digital, espera-se eliminar a entrada de papel na Anvisa.
Confira abaixo os serviços disponibilizados pelo Sistema Solicita e a quantidade de migrações já finalizadas:
Desenvolvido pela Gerência Geral de Tecnologia da Informação (GGTIN), em conjunto com a Assessoria de Planejamento (Aplan), o Plano Digital contribui para que os serviços da Agência sejam cada vez mais simples, ágeis e inteligentes. Estima-se que o projeto proporcionou, já a partir dos sete primeiros serviços da tabela acima, a economia de aproximadamente R$ 32.480.000,00 ao ano, com a redução de custos para o cidadão e o governo, mas também pelo ganho de produtividade com a transformação digital (valor estimado segundo a metodologia de cálculo de custo do Ministério da Economia). Para a GGTIN, o Solicita é a maior e mais ambiciosa entrega de desenvolvimento de software na Anvisa em seus 20 anos de existência.
É um sistema desenvolvido internamente para tornar as demandas de usuários aos serviços da Anvisa totalmente digitais. A solução para o recebimento eletrônico de documentação conta com uma linguagem moderna e adota as melhores práticas de programação.
Solução robusta – o Solicita foi capaz de processar, em março deste ano, uma petição de tamanho recorde, com mais de 1GB de arquivos divididos em 108 anexos, sem nenhuma intercorrência.
Solução segura – foi homologado pela área de segurança digital como um sistema seguro e estável, com requisito de validação para a autenticação do usuário.
Solução completa – disponibiliza funcionalidades que garantem o acompanhamento de todo o fluxo de uma petição, como caixa postal e consulta aos documentos de processos da empresa, mesmo se o peticionamento foi realizado pelo antigo sistema.
A próxima entrega (já em fase de homologação) será a implantação da funcionalidade para o cumprimento de exigência (quando a Anvisa solicita esclarecimentos sobre processos relacionados a petições), também independentemente de o usuário ter peticionado no Solicita ou no Datavisa
Marcos Farneze
Presidente