CAD nº 546/21 – Ref.: Complemento ao CAD 359/21 – Novo Modelo de Conferência Física em VCP

 

Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 21 de julho de 2021.

 

​Circular DA nº 546/21
Ref.: Complemento ao CAD nº 359/21 – Novo Modelo de Conferência Física em VCP

 

O Comunicado da ALF/VCP de Maio/2021 apresenta um novo modelo de Conferência física das cargas. Lembramos que este novo modelo traz, para antes da distribuição dos processos ao AFRFB, de cargas parametrizadas em vermelho, o evento conferência física da carga.

Mas fomos informados de que não está havendo acompanhamento por parte dos Despachantes Aduaneiros, nas datas e horas agendadas para tais conferências.

Solicitamos atenção para o fato estar presente à este agendamento faz parte de nossas responsabilidades.

Por favor tenham atenção à esta programação, evitando assim problemas para seus clientes.

Atenciosamente,

Marcos Farneze
Presidente

São Paulo, 13 de maio de 2021.

​Circular DA nº 359/21

Ref.: Novo Modelo de Conferência Física em VCP 

Encaminhamos orientações  sobre o novo modelo de conferência física em VCP.

Atenciosamente,

Marcos Farneze
Presidente

Novo modelo de conferência física em VCP

Para atenção de todos os despachantes aduaneiros

– Imediatamente após a PARAMETRIZAÇÃO EM CANAL VERMELHO, a DI será distribuída para o Analista responsável para VERIFICAÇÃO FÍSICA que será realizada no dia seguinte ao da PARAMETRIZAÇÃO, INDEPENDENTEMENTE da anexação de documentos.

– O agendamento da conferência será informado via lista de puxe publicada no site do Sindasp num primeiro momento, depois entrará no sistema de previsibilidade dos usuários que precisam estar atentos.

– Nesse intervalo de tempo entre parametrização e conferência física, é DESEJÁVEL que o representante legal/despachante faça a anexação dos documentos no dossiê,  para sequência já conhecida hoje por todos para distribuição.

O fiscal no ato da sua análise terá as informações documentais e física do processo  com isso ele poderá desembaraçar ou sugerir retificação.

Não  podemos perder tempo na anexação, já que a liberação continuará aguardando o dossiê e a distribuição para o fiscal, o que ocorrerá aqui é uma agilização no agendamento da conferência e consequentemente potencial redução no tempo de liberação, já que podemos ter uma mercadoria liberada em 1 dia ou menos, desde que os procedimentos corretos sejam seguidos.

Atenciosamente,

ALFÂNDEGA NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS