UH nº 006/22 – SINDASP segue aguardando desfecho de movimento da Receita Federal e Sindifisco Nacional terá reunião com o ministro Paulo Guedes nesta quinta (13)
Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 12 de janeiro de 2022.
UH 006/22
SINDASP segue aguardando desfecho de movimento da Receita Federal e Sindifisco Nacional terá reunião com o ministro Paulo Guedes nesta quinta (13)
O Sindifisco Nacional – entidade sindical representativa dos Auditores-Fiscais da Receita Federal – conseguiu marcar uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para a próxima quinta-feira (13) à tarde. O presidente da entidade, Isac Falcão, levará pessoalmente ao ministro as demandas da categoria, que está em mobilização nacional pela regulamentação do bônus de eficiência, fruto de acordo salarial firmado em 2016, e contra os cortes orçamentários aprovados no PLOA 2022, que comprometem o funcionamento da Receita Federal.
O SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – segue aguardando o desfecho do movimento, informando à categoria cada passo ou novidade oficial sobre a situação. O movimento já afeta a operacionalidade dos principais centros cargueiros do Brasil (Aeroporto de Viracopos, Aeroporto de Guarulhos e Porto de Santos).
Outra preocupação do SINDASP, com relação a este tema, diz respeito à falta de recursos e investimentos no Portal Único, ferramenta que veio para revolucionar o comércio exterior brasileiro e colocá-lo em um patamar mais competitivo e similar ao das nações mais desenvolvidas.
Intensificada em dezembro, a mobilização dos Auditores-Fiscais estará em pauta na Assembleia Nacional que será realizada nesta quarta-feira (12). Ao todo, os filiados deverão deliberar acerca de oito indicativos, incluindo a instituição dos Comandos de Mobilização como forma de fortalecer o movimento da categoria em locais estratégicos.
Os auditores-fiscais da Receita Federal começaram a entregar cargos de chefia no fim de dezembro, depois da aprovação do Orçamento de 2022. Segundo ainda o Sindifisco, 1.273 auditores entregaram diversos cargos de chefia, em números atualizados até 4ª feira (05/01/21). Parte da exoneração, no entanto, ainda não foi efetivada.
Elson Isayama
Presidente