UH nº 037/22 – Em reunião de aproximação com a GRU Airport, SINDASP identifica gargalos no desembaraço da carga aérea
Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 23 de fevereiro de 2022
UH 037/22
Em reunião de aproximação com a GRU Airport, SINDASP identifica gargalos no desembaraço da carga aérea
Entre os fatores elencados pelo SINDASP, alguns já receberam a atenção e solução por parte da GRU Airport. Confira aqui os itens apontados, com questionamentos e respostas da concessionária que administra o aeroporto e o terminal cargueiro:
1) Demora para agendamento janela de exportação
Tivemos questionamento da comunidade sobre tempo para abertura dessa janela, que levava até uma semana.
Na reunião, o SINDASP mencionou sobre a possibilidade de apresentação de manifesto ou de documento da Cia aérea para que, em até 48 horas, fosse possível então entrar com a mercadoria.
GRU informou que essa já e uma prática aplicada no dia a dia.
Ficou definido que GRU enviará um comunicado para que o SINDASP possa publicar e promover o conhecimento de todos os envolvidos neste processo.
Ainda com relação a este item, “Agendamento de exportação”, GRU Airport esclareceu que não houve um comunicado geral enviado a comunidade, “mas temos efetuado a análise e atendimento de clientes que não localizam janela disponível e possuem reserva para embarque em até 48h. O atendimento nestes casos tem sido efetuado através do e-mail da CAC (cac.cargas@gru.com.br), onde solicitamos o envio dos dados da carga e a comprovação da reserva da Cia Aérea, com base na disponibilidade efetuamos o agendamento para entrega da carga em Guarulhos. Assim, solicitamos que caso algum associado encontre dificuldade em conseguir agendamento na exportação, que envie um e-mail a CAC para que possamos dar as devidas tratativas”, escreveu em resposta ao SINDASP.
2) Cargas de pequeno volume para exportação
Entrada de veículo em espécie de “Fast Lane” para cargas com peso inferior a 25g
GRU informou que já tem uma situação similar, porém entram na fila “normal” de entrada de veículos.
Por fim, informou que deveriam analisar os Termos e condições da GRU, documento que está no site GRU CARGO.
3) Escaneamento para saída de carga (Importação)
A comunidade reclamou de problemas na leitura da informação e tempo para retorno que leva em média 15 minutos.
GRU informou sobre dificuldades de internet e que a equipe de TI já está trabalhando na solução dessa situação.
4) Demora para baixa e saída de carga
GRU informou que neste ponto tem uma questão de informação sobre quem pode tirar, e como mencionam o despachante, ocorre que leva um tempo maior para esta saída.
O SINDASP ficou de avaliar e entender melhor a situação com os Despachantes Aduaneiros que operam na saída de carga em GRU.
5) Demora para uso de empilhadeira
GRU informou que depende de melhor gestão dos horários de saída.
Sindasp informou que reconhece que há horários de pico, mas que é necessário trabalhar com a comunidade, com oportunidades para melhor utilização dos horários disponíveis.
6) Demora na atracação de mercadoria
GRU reconheceu problemas a partir da segunda quinzena de janeiro até os primeiros 10 dias de fevereiro, porém agora conseguiu estabilizar em uma média de 6 horas para aviões passageiro e 12 horas média para aviões cargueiro.
7) ICMS para carga viva
GRU Airport informou que nada pode fazer, haja visa que é uma exigência conforme legislação.
Sindasp ficou de retomar esse assunto com a SEFAZ.
8) Entrada de celular em área de conferência
O SINDASP entende que se trata de “equipamento de trabalho” e aguarda definição sobre o caso.
A GRU Airporto informou que aguarda uma definição da RFB e da PF
9) Sistema GRU no navegador Explorer
GRU informou estar ciente da mudança e disponibilizou as informações nos equipamentos do SINDASP.
O supervisor Roni da CAC foi até o Sindasp o dia 21/02 e auxiliou na configuração de 05 máquinas com o plugin do Internet Explorer nos navegadores Chrome e Edge.
Após o encontro, a GRU Airport elogiou a iniciativa do SINDASP. “Obrigado pela reunião e acredito que teremos um ótimo relacionamento nesta gestão. Pode contar com o apoio da GRU Airport para auxiliar no avanço dos processos aduaneiros”, escreveu em resumo Leandro Pinheiro, Gerente de Cargas da GRU Airport.
Elson Isayama
Presidente