CAD nº 502/22 – Ref.: SINDASP prossegue em consulta à categoria sobre os reflexos do movimento da Receita Federal na liberação de carga

São Paulo, 14 de junho de 2022

​Circular DA nº 502/22

Muitas informações dos Despachantes Aduaneiros já chegaram ao SINDASP. Mas, o Sindicato segue na busca por uma maior amostragem, visando ter subsídios concretos sobre os reflexos do movimento da Receita Federal na liberação de cargas internacionais.
Como é do conhecimento de todos, a Receita Federal segue mobilizada para exigir o cumprimento de acordos salariais e a aprovação de orçamento para o Órgão, pleitos que ainda não foram implementados pelo Governo Federal.
Diante desse impasse, já ocorrem atrasos na liberação de mercadorias e o SINDASP quer trabalhar na solução desse problema. Para isso, um levantamento neste momento de torna necessário para auxiliar na condução do tema.
DESPACHANTE ADUANEIRO: participe informando seus atrasos em Viracopos, Guarulhos e no Porto de Santos
Direcionem os dados a seguir para o e-mail: ana.maria@sindaspcg.org.br (Assessora):

·  Número da DI;
·  Data do Registro da DI;
·  Valor Aduaneiro;
·  Situação da DI junto ao Siscomex;
·  Canal de parametrização;
·  Fiscal designado para análise e conferência da DI;
·  Nome do Recinto Alfandegário onde se encontra a operação; e
·  Despachante Aduaneiro que registrou a DI.

De posse desses dados, o SINDASP calculará os impactos financeiros, em especial aqueles relacionados à armazenagem, e buscará soluções imediatas para essa situação que pode ainda se agravar.
ATENÇÃO: sempre é bom lembrar que os dados pessoais e as informações serão preservados, se destinarão de forma conjunta e estarão em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Elson Isayama