CAD nº 172/23 – Ref.: CIESP: Operacional de Comércio Exterior – 24/05

São Paulo, 15 de maio 2023

Ref.: CIESP: Operacional de Comércio Exterior
Encaminhamos o convite para o curso Operacional de Comércio Exterior, este evento será promovido pelo Ciesp Campinas.

LOGO CIESP CAMPINAS

DATA: 24/05/2023 – Horário: 9h00 às 18h00
CARGA HORÁRIA: 8 horas
FORMATO: Presencial – CIESP Campinas

PÚBLICO ALVO: Diretores, gestores, colaboradores atuantes nas áreas comercial/operacional/administrativa, médios e pequenos empresários, profissionais liberais, fiscal e todos os envolvidos direta e indiretamente com as atividades de importação/exportação de bens de mercadorias.

OBJETIVO:
Conhecer o fluxo operacional do comércio exterior, oferecer aos participantes conceitos, conteúdos, procedimentos, orientações e dicas, de forma prática e objetiva a fim de possibilitar a operacionalização do processo de forma adequada e com segurança.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

01 – Roteiro de uma operação de Importação e Exportação.

02 – Radar e habilitação do responsável legal e representante legal.

03 – Fechamento de câmbio na importação e na exportação:
Sistemática – Taxas – Contratação – Liquidação – Prazos

04 – Aplicabilidade da Classificação Fiscal das mercadorias – Sistema Harmonizado e Catálogo de Produtos

05 – Principais Acordos Internacionais;

06 – Aspectos tributários e Pé-cálculo do desembolso financeiro e gastos adicionais.

07 – Documentos para fins de: Despacho – Fechamento de câmbio – Contabilização – Arquivamento do processo – Envio ao exterior (na exportação)

08 – Aplicabilidade Operacional do Siscomex – Siscomex Importação e Portal Único Siscomex

– Importação: Licença de Importação (LI), Declaração de Importação (DI), Declaração Única de Importação (DUIMP)
– Exportação: Declaração Única de Exportação (DU-E)
– Visão Integrada – TA/LPCO – Anexação digital (Dossiê Eletrônico)

09 – Despacho e Desembaraço aduaneiro na importação e na exportação:

Fases – Parametrização – Anexação digital (Dossiê Eletrônico) – Conferência aduaneira – Particularidades

10 – Principais Regimes aduaneiros especiais de comércio exterior.
– Drawback
– Admissão temporária e Exportação temporária
– Entreposto Aduaneiro e Declaração de Trânsito Aduaneira

Prof. Luciana Azalin
Pós-graduada latu sensu em Logística Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campinas (2004). Graduada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Paulista–UNIP Campinas (2003). Vinte e quatro anos de experiência em Indústrias Multinacionais de grande porte, Consultoria e Assessoria Aduaneira, com expertise nas áreas de Logística, Comércio Exterior e Expedição. Despachante Aduaneira filiada ao Sindicado. Colaboradora em Cursos e Treinamentos junto a CIESP Campinas. Consultor Master pela Abracomex. Professora nas (Oficinas de Competitividade-Projeto APEX): Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Consultora na área de Comércio Exterior com foco em auditoria, melhoria de processos e redução de custos logísticos. Atuou como professora no curso de Formação de Despachante Aduaneiro pela Abracomex.

INVESTIMENTO:
R$ 330,00 Associados /
R$ 390,00 Sindasp /
R$ 450,00 Não Associados

INSCRIÇÕES (CLIQUE AQUI)

Mais Informações: (19) 3743-2200 – Karina Ohira – E-mail: karina.ohira@ciesp.com.br
Rodapé CAD 1