UH nº 166/23 – SINDASP participa de debate em evento da ABEAD e da ACSP

Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 04 de julho de 2023

SINDASP participa de debate em evento da ABEAD e da ACSP

A Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros (ABEAD) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realizaram o prestigiado evento “Direito Aduaneiro – Experiências Internacionais”, que reuniu renomados especialistas na área. O encontro contou com a presença de importantes nomes, como Fernando Pieiri, Trevisan, Renata Sucupira, Victor Solla e Flavia Holanda Gaeta, além dos internacionais Ricardo Barsaldua (Argentina), Juan Cotter (Argentina) e Andrés Rohde Ponce (México).

O evento foi organizado em 4 painéis relevantes e o SINDASP – Sindicatos dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – participou do segundo painel, intitulado “Despachantes Aduaneiros”. Na oportunidade, o Dr. Andres, presidente da Academia Internacional e autor de diversas obras na área, apresentou sua palestra com a mediação do Presidente do SINDASP Elson Isayama e do diretor Marcelo Castro.

Durante sua apresentação, o Dr. Andres ressaltou a importância das aduanas ao longo da história, desde sua origem como portas de entrada e cobrança de impostos até suas funções atuais, incluindo a arrecadação de tributos sobre o consumo. Ele enfatizou o papel fundamental das aduanas na proteção dos cidadãos, do território, da propriedade cultural e do meio ambiente diante de desafios como a entrada de mercadorias piratas e o crime organizado. O palestrante destacou a relevância dos despachantes aduaneiros na interpretação das informações necessárias para a inteligência aduaneira, ressaltando a importância de sua formação contínua e testes de conhecimento e confiabilidade.

Ele também abordou o desafio da corrupção nas aduanas, enfatizando a importância de práticas éticas por parte dos despachantes. Além disso, o Dr. Andres ressaltou a importância do acordo de facilitação do comércio e a necessidade de valorizar as políticas públicas nacionais nesse contexto. Ele enfatizou o crescimento do comércio eletrônico e os desafios associados, como o aumento de importadores não controlados e a evasão fiscal. Para enfrentar esses problemas, ele destacou a importância de soluções inovadoras, como o uso da inteligência artificial.

Por fim, tratando do Marco Safe da WCO/OMA, o palestrante ressaltou a importância de uma maior colaboração entre todo o setor privado, incluindo os despachantes aduaneiros, e as autoridades aduaneiras. Ele argumentou que essa parceria é fundamental para a implementação efetiva de agendas relacionadas à proteção, conformidade, arrecadação de tributos e questões ambientais. O evento “Direito Aduaneiro – Experiências Internacionais” proporcionou um importante espaço de debate e compartilhamento de conhecimentos entre especialistas do campo aduaneiro. “Em nome da Diretoria do SINDASP parabenizamos a ABEAD e a ACSP pelo compromisso em promover iniciativas que fortaleçam a compreensão e a colaboração no campo Aduaneiro, buscando impulsionar o desenvolvimento e a eficiência dos processos desta natureza no Brasil”, resumiu Elson Isayama, Presidente do SINDASP.

 

Rodapé CAD 1