UH nº 219/23 – Após início do CCT Aéreo, SINDASP lidera diálogo com mercado para consolidar avanço histórico no comércio exterior brasileiro

Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 15  de agosto de 2023

Após início do CCT Aéreo, SINDASP lidera diálogo com mercado para consolidar avanço histórico no comércio exterior brasileiro

É incontestável que o CCT Aéreo marca uma revolução no panorama do Comércio Exterior, e não apenas isso, mas também para a Economia Brasileira como um todo. Não se trata somente de uma ferramenta ou sistema, mas sim de um instrumento de alta performance que impactará o futuro desse setor no Brasil e no mundo.

O SINDASP, reconhecendo a significância estratégica do Programa CCT Aéreo dentro do Portal Único do Comércio Exterior, organizou um encontro online sobre o tema. A motivação para tal reunião, como todo processo inicial, foi o crescente número de questionamentos após a inauguração deste sistema inovador. Atento a garantir uma transição eficaz para toda a comunidade de Comércio Exterior, o SINDASP ampliou o convite também aos importadores, além dos Despachantes Aduaneiros.

O encontro, realizado via Zoom na última quinta-feira, 10 de agosto, não só atendeu, mas superou as expectativas. Atingindo a notável marca de 500 participantes simultâneos, a reunião transcorreu das 15h15 às 18h15.

O foco desta reunião foi proporcionar um fórum onde os participantes pudessem discutir os desafios apresentados neste novo sistema de modernização do setor. Utilizando os feedbacks coletados, o SINDASP promoveu um diálogo produtivo com a Receita Federal, Secretaria de Comércio Exterior, Concessionárias dos Aeroportos de São Paulo e outros agentes críticos, buscando aprimorar continuamente o processo e reduzir desafios.

O SINDASP divide a lista completa de desafios identificados, necessitando de análises profundas sobre suas origens. Para o SINDASP, esta lista representa um esboço vivo, a ser compartilhado amplamente, levando-se em consideração a representatividade dos participantes de todos os segmentos da cadeia logística. A Entidade identifica, ainda, que entre a divulgação e a consulta deste documento, algumas questões categorizadas como “intermitentes” podem já ter sido solucionadas. Problemas classificados como “pontuais” não foram inclusos.

O SINDASP já compartilhou os insights deste documento com a Receita Federal, tanto no estado de SP quanto em nível federal. A entidade entende que ações como esta norteiam os padrões de qualificação profissional defendidos pelo SINDASP e fortalece as iniciativas de parcerias público-privadas incentivadas pela Organização Mundial das Aduanas (OMA).

Clique e confira o resultado da reunião.

Rodapé CAD 1