UH nº 244/23 – Apresentação de Ministro sobre “Futuro de Viracopos” tem a participação do SINDASP
Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 05 de setembro de 2023
Apresentação de Ministro sobre “Futuro de Viracopos” tem a participação do SINDASP
O imbróglio da relicitação de Viracopos foi tema da apresentação do Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, na manhã desta segunda-feira, 04/09, em Campinas.
Na abertura do evento, após a saudação da Secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Adriana Flosi, o Delegado da Alfândega da Receita Federal de Viracopos, Camilo Cremonez, apresentou números do Órgão Federal no Terminal Cargueiro. Cremonez destacou a parceria com a iniciativa privada no aeroporto, ao elogiar as operações locais ao lado da ABV, dos outros órgãos federais e das empresas que operam em Viracopos. Entre os dados estatísticos locais divulgados, Cremonez lembrou sobre a arrecadação de R$ 1 bi por mês em receitas arrecadadas pela RFB.
ABV seguirá em Viracopos – Outras autoridades presentes se manifestaram sobre o tema. Ao final do evento em sua aguardada intervenção, o Ministro Márcio França discorreu e, entre as informações, a principal mensagem foi a de que o Governo prefere que a Concessionária Atual (ABV) siga na gestão do Aeroporto, pois a repactuação é o melhor caminho. “Ainda mais seguros agora que o TCU autorizou que a ABV poderá ficar em Viracopos”, destacou o Ministro França, que cravou o prazo até o fim de 2023 para tudo se concretizar. Um ´passo final e importante para a decisão foi a intenção de continuar, manifestada formalmente na semana passada pela ABV.
Na avaliação do Presidente do SINDASP, o mais importante é o fim da discussões e a volta da segurança jurídica para os investidores. “Agora com esta definição, precisamos que os prazos sejam cumpridos e que possamos ter planejamento para ações, em um futuro próximo”, avaliou Isayama.