UH nº 323/23 – SINDASP participa ativamente e divulga informações sobre debates ao lado da OMA na Conferência Global do Chile
Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 30 de novembro de 2023
O SINDASP participou de debates sobre Aduana, em Santiago, no Chile, no início de novembro.
O Serviço Nacional de Alfândega do Chile sediou o evento, organizado em conjunto com a ASAPRA (Asociación Internacional de Agentes Profesionales de Aduana) e a OMA (Organização Mundial das Aduanas), sob o patrocínio do Serviço de Alfândega da Coreia.
Através deste conteúdo resumido abaixo a Entidade traz aos Despachantes Aduaneiros algumas frentes debatidas neste importante evento, senão vejamos:
A semana cheia para os representantes brasileiros, teve início logo no dia 06/11, nas mesas de trabalho, com as intervenções do diretor Marcelo de Castro, equipe de Comunicação da ASAPRA, com os resultados obtidos ao longo do ano de 2023. Yuri da Cunha, da equipe de Projetos da ASAPRA, apresentou explicações sobre as mudanças no modus operandi nas Mesas de Trabalho para 2024. Neste mesmo dia, Henry Thompson, da equipe Jurídica da ASAPRA, discorreu sobre as Regras de Origem, com o objetivo de introduzir o assunto para o treinamento da OMA.
Essas apresentações são frutos do trabalho desenvolvido ao longo do ano no âmbito do SINDASP. O Sindicato – que representa a categoria em São Paulo – se sente orgulhoso pelo reconhecimento do Organismo Internacional ao contar com esses integrantes em seu time.
Ainda no dia 06/11, ocorreu a eleição dos novos membros e a eleição das Vice-presidências. Entre os principais pontos, da proposta de trabalho para 2024 (Secretaria-Geral), foram destacados o fortalecimento de capacitações com qualidade, inclusive a estruturação de parcerias com a Academia, a geração de alianças com organismos internacionais, o trabalho com temas como OEA e Gestão Coordenada de Fronteiras, além da busca para estabelecer uma biblioteca virtual que compreenda as normativas de comércio exterior de cada país, bem como das associações.
O dia 07/11 seguiu agitado com um importante tema: a preocupação com o crime organizado: drogas e roubos (segurança da cadeia). Abordou também Aduana Sustentável e Inteligência Artificial, entre outros assuntos.
A cerimônia de abertura foi feita por Alejandra Arriaza, Diretora Geral do Serviço Nacional de Aduanas do Chile, Claudia Sanhueza, Subsecretária de Relações Econômicas Internacionais do Chile e Kunio Mikuriya, Secretário Geral da OMA.
No dia 09/11, a Conferência prosseguiu com destaque para os debates sobre o FTA-PASS, que discutiu a transformação do gerenciamento de origem com digitalização e os Países Baixos sobre CO, com foco na digitalização dos certificados de origem e a importância de planos de contingência.
Pelo Brasil, o SINDASP se faz representado pelo seu o Vice-Presidente Rogério Grecchi, o Coordenador de Projetos Yuri Ferreira, ao lado do Presidente Elson Isayama, que também é o representante da Feaduaneiros – Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros no evento, na condição de 1º Secretário da Entidade. Além deles, o diretor Marcelo de Castro participa como Diretor no SINDASP e Coordenador de Marketing Institucional da ASAPRA, acompanhado do Diretor do SINDASP, Antônio Ferreira, que ainda atua na condição de Delegado Adjunto da ASAPRA.