UH nº 111/24 Com início hoje, 07/06, SINDASP alerta Despachantes Aduaneiros sobre importância de participação nas lives do “Desligamento SISCOMEX”

São Paulo, 07 de junho de 2024

Ref.: Com início hoje, 07/06, SINDASP alerta Despachantes Aduaneiros sobre importância de participação nas lives do “Desligamento SISCOMEX”

O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (SINDASP) reforça a importância da participação de todos os profissionais da categoria nas transmissões virtuais ao vivo que serão realizadas para discutir o desligamento do Siscomex LI/DI. Esta é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC) e da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda (RFB/MF).

Estas transmissões são partes de um esforço contínuo para garantir uma transição suave e segura para o Novo Processo de Importação, através dos módulos de Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos (LPCO) e da Declaração Única de Importação (Duimp) no Portal Único de Comércio Exterior, que será implementado de forma faseada a partir de outubro deste ano.

Confira o cronograma das lives que ocorrerão sempre às sextas-feiras de junho de 2024, no período da tarde:

7 de junho: Organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Disponível no YouTube a partir das 14h: https://www.youtube.com/watch?v=W8YhpomOts0

14 de junho: Organizado pela Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros).

Inscreva-se: https://lnkd.in/dhf7a-EM

21 de junho: Organizado pela Aliança Pró Modernização Logística de Comércio Exterior (Procomex).

Inscreva-se: https://lnkd.in/ddX8Jdhj

28 de junho: Organizado pela Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA).

Inscreva-se: https://lnkd.in/dtJ9Hrmj

Essas sessões são essenciais para nos mantermos atualizados sobre as mudanças no comércio exterior brasileiro e preparados para operar com o novo sistema. Além disso, no dia 5 de julho, haverá uma reunião com todos os órgãos e entidades públicas envolvidas no comércio exterior, visando alinhar os detalhes para o desligamento do antigo Siscomex Importação e garantir a preparação adequada de todos os intervenientes.

“Contamos com a presença ativa de todos os Despachantes Aduaneiros nestes eventos. Marquem na agenda e não percam esta oportunidade de se atualizar e esclarecer dúvidas diretamente com os órgãos responsáveis”, reforçou o SINDASP em suas Mídias Sociais.

Portal Único de Comércio Exterior – O Programa Portal Único de Comércio Exterior é uma iniciativa do Governo Federal para reduzir a burocracia, tempo e custos nas exportações e importações brasileiras, modernizando o Siscomex, em operação desde 1993. É uma plataforma centralizadora para a interação entre governo e operadores privados, promovendo a eficiência e harmonização dos processos de comércio exterior.

WhatsApp Image 2024-06-07 at 09.05.44

Rodapé Online