UH 138/24 – Despachantes Aduaneiros devem ficar atentos para “Antecipação de Puxes para Conferência Física de Mercadorias” no TECA Guarulhos

São Paulo,  18 de julho de 2024.

Mesmo que ainda não tenha ocorrido um “Comunicado Oficial” das Autoridades sobre o tema, o SINDASP alerta os Despachantes Aduaneiros sobre a “Antecipação de Puxes para a Conferência Física de Mercadorias” no Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto de Guarulhos.

Foram registradas reclamações dos Despachantes Aduaneiros sobre perdas de conferências de mercadorias relacionadas a puxes para conferência antecipada sem a presença dos Despachantes e sem a devida distribuição para o Fiscal no Sistema Siscomex. Além disso, em alguns casos quando a carga é finalmente distribuída, a conferência está sendo realizada no mesmo dia, sendo que antes era no dia seguinte, o que tem gerado essas insatisfações.

A sugestão é para atenção às seguintes recomendações.

• Registro de DI até as 10h: Caso a Declaração de Importação (DI) seja registrada até as 10h e receba canal vermelho, a conferência será realizada no mesmo dia.

• Registro de DI após as 10h: Caso não seja possível realizar a conferência no mesmo dia, recomenda-se registrar a DI após as 10h

Vale ressaltar que todos estejam atentos aos puxes no CMS e no chatbot da Receita no Telegram https://t.me/alfgrubot.

O SINDASP já está agendando reunião para a próxima semana com a Receita Federal para conversar e ajustar procedimentos sobre este tema. Ao mesmo tempo seguirá atento aos ajustes e informará outros movimentos locais da Receita Federal ou da GRU Airport.

Rodapé Online