UH nº 141/24 – SINDASP faz reunião com Receita Federal em Guarulhos e traz novidades sobre o “Puxe de Conferência Física”

São Paulo,  23 de julho de 2024.

Após registros de Despachantes Aduaneiros no Aeroporto de Guarulhos, referentes a mudança de rotina com os “Puxes de Carga”, o SINDASP se reuniu com a Receita Federal na manhã desta segunda-feira, dia 22/07, e trouxe novidades para dividir com a categoria.

Após tratativas com o Presidente do SINDASP, Elson Isayama, a Receita Federal em Guarulhos informou no Encontro que os puxes para conferências de cargas passarão por um período de adaptação de 30 a 45 dias. Durante esse período, as DI que forem registradas até as 10h e receberem Canal Vermelho terão a conferência realizada às 10h do dia seguinte, mesmo sem a anexação documental no dossiê.

Após esse período de adaptação, a conferência será realizada no mesmo dia para as DI registradas até as 10h que receberem Canal Vermelho, mesmo sem a anexação documental no dossiê.

ENTENDA O CASO: Na semana passada, foram registradas reclamações dos Despachantes Aduaneiros sobre perdas de conferências de mercadorias relacionadas a puxes para conferência antecipada sem a presença dos Despachantes e sem a devida distribuição para o Fiscal no Sistema Siscomex. Além disso, em alguns casos quando a carga era finalmente distribuída, a conferência estava sendo realizada no mesmo dia, sendo que antes era no dia seguinte, fato este que gerou também desconforto dos usuários.

Vale ressaltar que todos estejam atentos aos puxes no CMS e no chatbot da Receita no Telegram https://t.me/alfgrubot.

Rodapé Online