UH nº 176/24 – Congresso Internacional de Estudos Aduaneiros 2024 termina hoje em Belo Horizonte(MG) com expressivas participações

Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 30 de agosto de 2024.

Congresso Internacional de Estudos Aduaneiros 2024 termina hoje em Belo Horizonte(MG) com expressivas participações

O Congresso Internacional de Estudos Aduaneiros 2024, realizado nos dias 29 e 30 de agosto, em Belo Horizonte, destacou o papel das aduanas no comércio global. Organizado pela ABEAD – Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros – o evento reuniu especialistas, autoridades e líderes para discutir estratégias visando um mercado internacional mais seguro, transparente e sustentável.

Colaboração e Inovação – O tema central, “Aduana: parcerias e estratégias para um mercado internacional mais seguro, transparente e sustentável”, reforçou a cooperação entre setores público e privado, com os despachantes aduaneiros sendo essenciais para assegurar conformidade e eficiência nas operações comerciais.

Líderes de diversas regiões do Brasil marcaram presença nas discussões, incluindo Elson Isayama, SINDASP (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de SP)), Marcelo Peixoto (Amazonas), Welington Victoriano (Espírito Santo), Marcelo Belisário (Minas Gerais), Flavio Demetrio (Paraná e Santa Catarina), Marcelo Clark (Rio Grande do Sul), e José Carlos Raposo (Pernambuco e FEADUANEIROS ). Todos destacaram a importância dos despachantes aduaneiros nas práticas internacionais de conformidade, segurança, previsibilidade, eficiência, inclusão e sustentabilidade.

Discussões Relevantes – Os painéis abordaram temas essenciais, como o Código Aduaneiro e o compartilhamento de dados digitais, com participação de especialistas como Fabiano Blonski (Receita Federal), Rosaldo Trevisan (CARF) e Raquel Segalla Reis (Comissão de Direito Aduaneiro de Itajaí/SC).

O Aduana Talks focou nas tendências logísticas, com palestrantes como Gustavo Minafra, Walter Rohlfs, e Lucas Nogueira. O painel final explorou o Operador Econômico Autorizado (OEA), com participação de Fabiano Pieri Leonardo e Elaine Cristina da Costa (Receita Federal).

Homenagens e Depoimentos – Elson Isayama prestou uma homenagem sincera a Fabiano Coelho da Receita Federal (FOTO) destacando não só suas conquistas, mas a maneira como ele moldou o futuro das práticas aduaneiras. “O que o Fabiano fez em São Paulo (8ª Região Fiscal) foi muito além da simples modernização. Ele trouxe uma nova visão, um sopro de inovação que realmente transformou o jeito como lidamos com o comércio exterior. A segurança e a eficiência que alcançamos hoje são frutos diretos do trabalho dele, que sempre foi guiado por um compromisso profundo com a excelência e o desejo de ver nosso país se destacar no cenário global”, declarou Elson Isayama, ao entregar uma placa alusiva ao momento.

José Raposo, por seu turno, presidente da FEADUANEIROS, também fez questão de destacar o impacto do evento: “Este congresso é mais do que uma reunião de especialistas, é um movimento em direção a um futuro onde o comércio exterior brasileiro não só acompanha as melhores práticas internacionais, mas as define.”

O evento encerra hoje, dia 30 de agosto, com mais painéis sobre os desafios e oportunidades do setor aduaneiro.

EVENTO CONGRESSO
FOTO EVENTO CONGRESSO INTERNACIONAL