UH nº 215/24 – COMUNICADO AOS ASSOCIADOS – Atrasos no Terminal de Cargas de Guarulhos

São Paulo, 15 de outubro de 2024

COMUNICADO AOS ASSOCIADOS – Atrasos no Terminal de Cargas de Guarulhos

O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – SINDASP, vem por meio deste comunicado, informar aos associados que temos recebido diversas denúncias recentes sobre problemas nas operações de desembaraço no terminal de cargas do aeroporto de Guarulhos (TECA GRU), desde ocorrências de falta de cuidados com as cargas, até atrasos no atendimento por parte do Terminal.

Nesse sentido, aproveitamo-nos da ocasião para reportar que desde novembro de 2023, o SINDASP, em conjunto com a Receita Federal do Brasil, está atuando frente ao Ministério Público Federal para que as irregularidades sejam apuradas e imediatamente sanadas.

Após apreciar nossas denúncias, o MPF instaurou procedimento preparatório e convocou uma reunião em 23/08/2024, visando apurar os fatos e cobrar providências da concessionária do terminal.

Na ocasião, estivemos presentes na reunião junto ao MPF, à Receita Federal, e aos representantes da concessionária, onde foram devidamente expostos todos os problemas que vêm ocorrendo reiteradamente em Guarulhos.

Nesse sentido, o Ministério Público cobrou providências à Concessionária, que se não forem cumpridas poderão ocasionar em procedimentos mais severos tanto na esfera cível como criminal, podendo levar inclusive à substituição da concessão.

Por fim, informamos que o SINDASP continuará atuando firmemente junto aos órgãos responsáveis para cobrar que a situação seja resolvida o quanto antes, conforme seu dever de defender os Despachantes Aduaneiros e o comércio exterior brasileiro.

Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – SINDASP.

Rodapé Online