UH nº 228/24 – Após colaboração do SINDASP em esforços conjuntos ao lado de outras Entidades, ANAC e MPor anunciam “Plano de Ação” para Guarulhos

Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 04 de novembro de 2024.

Após colaboração do SINDASP em esforços conjuntos ao lado de outras Entidades, ANAC e MPor anunciam “Plano de Ação” para Guarulhos

Atenta e em monitoramento constante sobre o caos logístico que afeta o Terminal de Carga do Aeroporto Internacional de SP, em Guarulhos – manifestado mais recentemente nos Informativos Última Hora números 215 e 220 enviados aos Associados e com link ao final do texto – o SINDASP, em uma de suas ações sobre o tema, protocolou um documento no último dia 24 de outubro (veja também ao final do texto), contribuindo com as autoridades ao informar detalhes do momento atual das operações no local.

Desde o início dos problemas verificados no processamento de carga do Aeroporto de Guarulhos, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vêm acompanhando a situação junto à Concessionária GRU Airport. Diante da situação, na última sexta-feira, 1º de novembro, a SAC e a Diretoria da Anac se reuniram com a GRU Airport e as empresas aéreas, ocasião em que as partes se comprometeram com a adoção de um plano de ações para reduzir o volume de cargas nos pátios e os prazos de processamento das cargas.

Nas últimas semanas, considerando o recebimento de novas queixas a respeito de atrasos para recebimento e entrega das cargas no Terminal de Guarulhos, a Anac solicitou à concessionária a adoção de providências imediatas para a solução do problema e avalia as providências administrativas cabíveis.

Concomitantemente, a Agência está conversando com as partes afetadas (empresas aéreas, agentes de carga, associações etc.) para verificar os impactos e avaliar outras providências administrativas que eventualmente se julgarem necessárias.

O Ministério de Portos e Aeroportos agradece às associações dos setores afetados pelo trabalho colaborativo na busca de soluções para a situação.

Foram ouvidas pela Anac sobre a questão das cargas em Guarulhos as seguintes entidades: Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindasp), Associação dos Operadores de Recintos Alfandegados de Zona Secundária do Brasil (Apra-BR), Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo (SETCESP), SINDICOMIS, ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), IATA, Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (Jurcaib) e Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta).

”Tão importante quanto criticar, é trabalhar para que as estruturas logísticas no Brasil funcionem perfeitamente. Precisamos que os portos e aeroportos sejam os melhores possíveis para que o país cresça, com a velocidade necessária, transparência e melhores custos. Temos ainda muito trabalho pela frente, porém o êxito só é possível com união de todos com o intuito de melhorar as condições e o ambiente de negócios, a fim de que todos possam colher juntos resultados positivos diante da boa fluidez do comércio exterior brasileiro”, afirmou Elson Isayama, Presidente do SINDASP, uma das Entidades citadas pelas Autoridades Governamentais.

Conheça a íntegra dos Ofícios do SINDASP:

Veja abaixo a íntegra dos Informativos:

UH nº 220/24 https://www.sindaspcg.org.br/index.php/2024/10/25/uh-no-220-24-sindasp-atualiza-status-sobre-gargalo-logistico-em-guarulhos-e-busca-solucao-com-o-ministerio-de-portos-e-aeroportos/

UHnº 215/24 https://www.sindaspcg.org.br/index.php/2024/10/17/uh-no-215-24-comunicado-aos-associados-atrasos-no-terminal-de-cargas-de-guarulhos/

Com informações: Assessoria de Comunicação Social Mpor e ANAC

Rodapé Online