UH nº 237/24 – SINDASP marcou presença no maior evento mundial da OMA ocorrido no Rio de Janeiro
Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 19 de novembro de 2024.
SINDASP marcou presença no maior evento mundial da OMA ocorrido no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro (RJ) sediou a “World Customs Organization’s Technology Conference & Exhibition 2024”, de 12 a 14 de novembro. O maior evento da Organização Mundial das Aduanas (OMA) contou com a presença do SINDASP, que esteve representado pelo seu Presidente Elson Isayama, pelo Vice-Presidente Rogério Grecchi, e pelos diretores Antonio Ferreira e Marcelo de Castro.
Ao final do Encontro, o Presidente Elson Isayama fez questão de nominar os agradecimentos. “Finalizado mais um evento com a honra de representar o SINDASP e os Despachantes Aduaneiros, fico no dever de somente agradecer e enaltecer a iniciativa. Primeiramente, em nome do SINDASP, gostaria de parabenizar a Receita Federal pela excepcional organização e cuidado com todos os detalhes desse importante evento. Parabenizo também a OMA (Organização Mundial de Aduanas) pela escolha do Brasil e pelos temas relevantes que trouxeram para discussões. Agradeço a ASAPRA não somente pelo reconhecimento, mas pela força de sua representatividade, trazendo seus associados de toda América, Portugal, Espanha e nossos irmãos Africanos de língua portuguesa, gerando uma maravilhosa troca de experiências com todos. Por fim, à FEADUANEIROS pela união de todos os Sindicatos na busca da melhoria de nossa profissão”, destacou Isayama.
O evento cumpriu seu objetivo de explorar como a inovação e a tecnologia podem apoiar as Alfândegas no desempenho de suas funções de facilitação do comércio, proteção da sociedade e arrecadação de receitas, ao mesmo tempo em que colocam as pessoas no centro do processo de transformação digital.
Além de participar deste momento significativo, durante a WCO TECH 2024 , o SINDASP assistiu durante o Encontro um estudo preliminar conduzido por sua equipe de projetos, liderada por Yuri Ferreira, em colaboração com a ASAPRA, apresentado no painel número 7. Este trabalho, que aborda o uso das “Ventanillas Únicas” na América Latina, representa um passo importante para a integração aduaneira regional.
Com grande orgulho, o SINDASP acompanhou também o reconhecimento concedido pela equipe do secretariado da WCO a um dos diretores do SINDASP, Marcelo de Castro, pela contribuição à comunicação institucional, reforçando o papel fundamental da colaboração público-privada para o progresso aduaneiro global.
O SINDASP segue comprometido em construir pontes e soluções para um comércio exterior mais eficiente e integrado. “Por último, agradecemos a presença de todos os participantes que elevaram ainda mais o nível do evento com discussões, interações e, seguramente, com a construção de melhores ideias para cada vez mais desenvolvermos um comércio exterior célere, seguro e previsível. Aguardamos ansiosamente os próximos encontros”, finalizou Isayama.