UH nº 026/25 – SINDASP alerta mercado que Mobilização dos Auditores-Fiscais avança e “Desembaraço Zero” ocorrerá por 15 dias, a partir de hoje (12)
Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 12 de fevereiro de 2025.
SINDASP alerta mercado que Mobilização dos Auditores-Fiscais avança e “Desembaraço Zero” ocorrerá por 15 dias, a partir de hoje (12)
Conforme comunicados do Sindifisco Nacional, os Auditores-Fiscais da Receita Federal decidiram intensificar, a partir de hoje (12 de fevereiro de 2025), a mobilização em todas as unidades aduaneiras do país. Entre as ações, destaca-se o desembaraço zero por 15 dias, o que pode impactar diretamente o fluxo de importação e exportação.
As reivindicações incluem o reajuste do vencimento básico (congelado desde 2016, à exceção dos 9% negociados em 2023), o bônus integral para ativos e aposentados e a aplicação de recursos para custeio de plano de saúde. Diante da falta de proposta satisfatória do governo, o Comando Nacional de Mobilização (CNM) deliberou esse acirramento do movimento.
Para mais informações, acesse:
- Boletim do Comando Nacional de Mobilização nº 5: https://www.sindifisconacional.org.br/boletim-do-comando-nacional-de-mobilizacao-no-5/
- Greve: Ministério da Fazenda e Receita recebem Sindifisco Nacional durante ato público, mas sem resposta efetiva: https://www.sindifisconacional.org.br/greve-ministerio-da-fazenda-e-receita-recebem-sindifisco-nacional-durante-ato-publico-mas-sem-resposta-efetiva/
- Greve: Mais de 200 Auditores-Fiscais devem participar de ato público nesta terça-feira (11): https://www.sindifisconacional.org.br/greve-mais-de-200-auditores-fiscais-devem-participar-de-ato-publico-nesta-terca-feira-11/
Nota do SINDASP
O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros (SINDASP) segue acompanhando de perto os desdobramentos e ressalta a relevância de uma Aduana funcional para o fortalecimento do comércio exterior brasileiro. É fundamental que haja diálogo permanente entre as partes para mitigar prejuízos ao setor produtivo e preservar a competitividade nacional.
O SINDASP permanece à disposição para colaborar com autoridades e representantes do segmento, a fim de assegurar previsibilidade nas operações e proteger os legítimos interesses de todos os envolvidos.