São Paulo, 4 de janeiro de 2017.

Circular DA – 008/17

Ref.: Problemas nas alíquotas de COFINS

Em contato com a Sra. Adelair de Jesus do SERPRO em Brasília, como pode ser constatado abaixo, recebemos as seguintes informações:

1)      Não há previsão de correção do problema, o SERPRO está fazendo testes e análises e ainda não pode precisar quando estará solucionado;

2)      O SERPRO informa que a alíquota pode ser colocada manualmente no processo, segundo eles, sem prejuízo no registro da DI e na sua parametrização;

Sugerimos que continuem a abrir as ocorrências e que nos enviem as respostas para que possamos encaminhar diretamente à sede em Brasília.

Atualizada no Site em  04/01/2017 – 12h08min

Regina, bom dia!

Apesar da mudança da mensagem de erro, a solução de contorno continua a mesma de ontem: é possível incluir a alíquota correta e prosseguir com o registro da DI. A mensagem exibida pelo sistema não é impeditiva e não compromete o fluxo, ou seja, não direciona a DI para canal diferente do que direcionaria se a mesma não existisse.

Nossa Central de Atendimento já está direcionando os importadores que abrirem acionamentos para que sigam esta orientação.

Continuamos trabalhando para a solução do problema.

Adelair Almeida de Jesus
DIRCL/SUNAC/ACGCE
SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados

A mensagem atual no nosso quadro é “Caso o Importador conheça a alíquota válida e a esteja informando, ele deve desconsiderar essa mensagem e registrar essa DI normalmente. Essa mensagem não comprometerá em nada o fluxo que essa declaração teria se a mesma não existisse”.

Pode por favor nos enviar o número do acionamento que recebeu a mensagem incorreta?

Adelair Almeida de Jesus
DIRCL/SUNAC/ACGCE