• Principais aeroportos cargueiros do País, Guarulhos e Viracopos têm apresentado recorrentes suspensões de recebimentos de mercadorias com destino ao exterior.
  • Volta dos Fiscais à greve dia 1º de agosto agravará processos.
  • Após alerta, Viracopos pode aumentar área de exportação

Os aeroportos de Guarulhos e Viracopos, os dois maiores do Brasil na movimentação de carga aérea, vem sofrendo com restrições de espaço em seus terminais, culminando até mesmo com a suspensão temporária no recebimento de mercadorias com destino ao exterior.

Após o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, divulgar interrupção nas exportações(março e, agora, em junho), agora foi a vez de Viracopos, localizado no interior de São Paulo. O aeroporto de Campinas soltou um comunicado na semana passada que as exportações ficariam temporariamente sem embarque no aeroporto entre a última sexta-feira (13) e segunda-feira(16) – (confira comunicados no final da matéria).

SINDASP alerta para retorno de greve – Diante desses impasses, o SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – categoria que responde por 97% do desembaraço do comércio exterior brasileiro, alertou que o momento deverá se agravar logo no início de agosto, com o final da interrupção da greve dos Fiscais da Receita Federal. “Se hoje convivemos com problemas nos dois maiores terminais de carga aérea do Brasil, após o dia 31 de julho (prazo do SINDIFISCO / Receita Federal para retomar a greve), a expectativa é de que a situação se agravará”, sentencia Marcos Farneze, Presidente do SINDASP.

Guarulhos e Viracopos divulgaram comunicados de interrupção de recebimento de mercadorias destinadas à exportação.