Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 29 de outubro de 2018

 

 

UH 145/18
Gestões do SINDASP colaboram para queda de tempo na liberação ANVISA para menos de 7 dias a partir do protocolo

 

Implementação do canal verde pela ANVISA tem apresentado resultados significativos desde o início de outubro

Desde 2012 o SINDASP vem trabalhando nos processos da ANVISA, através de um grupo de trabalho, levantando problemas e apontando soluções junto à Agência.

De acordo com as comunicações anteriores, o SINDASP sempre reforça a convocação para que os associados colaborem continuamente com problemas e potenciais soluções para melhoria dos processos, a fim de que se busque, com a participação de todos, a construção de um sistema ágil, transparente, consistente e previsível.

Resultados positivos – Nessa linha de ação intensa do Sindicato, as conquistas começam a aparecer. O SINDASP esteve no dia 19/10, a convite da ANVISA, para apresentação do balanço de ações e a previsão de perspectivas nas ações do Órgão Federal. Entre os destaques da apresentação, um gráfico chamou a atenção dos presentes, sobre os índices de tempo de liberação de mercadoria: a queda de tempo na liberação ANVISA para menos de 7 dias, em média, para o canal verde.

Ainda para finalizar dentro deste ano de 2018, ações da Agência passam pela implementação da gestão de risco na importação de produtos. Até dezembro, a ANVISA espera entregar as seguintes questões:

– Definição de procedimentos de análise padronizados;

– Finalização dos manuais de importação;

– Elaboração de painel de monitoramento de análise dos anuentes;

– Definição de matriz de risco para produtos importados;

– Revisão NCM sob anuência da Anvisa;

– Elaboração de projeto OEA;

– Revisão procedimentos de exportação.

Gestão de Risco – A Agência prevê a Implementação de sistema de Gestão de Risco integrado ao Portal Único e também a Implementação Operador Econômico Autorizado (OEA).

O SINDASP esteve nesta semana – no dia 24 de outubro – novamente representado pelo seu Vice-Presidente Elson Isayama, ao lado da FEADUANEIROS, visando esclarecimentos e retorno sobre o documento protocolado no último mês, que tratava de pleito para informatização e inteligência nos processos, visando melhoria no gerenciamento de risco, com foco em empresas e produtos que ofereçam essa vulnerabilidade.

Em breve divulgaremos os resultados desta ação.

 

Confira aqui a íntegra da apresentação da ANVISA

 

​Atenciosamente,

Marcos Farneze
Presidente