São Paulo, 07 de junho de 2018.

UH 084/18

SINDASP participa de Workshop sobre o novo processo de exportação (DU-E), no CIESP Campinas

No último dia 25/05, o SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – esteve representado por sua diretora Regina Terezin, com uma palestra no Workshop “DU-E: informações práticas sobre o novo processo de exportação”. Mais de 50 pessoas participaram do evento, entre elas, despachantes aduaneiros e executivos da indústria importadora e exportadora da Região de Campinas.

No debate, questões que permearam desde o modo de elaboração da DU-E; acompanhamento no CCT; recepção de carga; utilização de DAT; troca de experiências entre os intervenientes; e a preparação para a entrada definitiva.

Na oportunidade, a palestrante, Regina Terezin, salientou que a DU-E caracteriza um novo paradigma. “Existe uma mudança real de conceito, na filosofia do processo, que começa a partir da nota fiscal, a qual deve trazer as informações corretas. A chave para que tudo funcione é a fidelidade concernente às informações físicas versus documentais”, observou Terezin, que destacou ainda que um dos grandes gargalos é a questão do peso. “O peso das mercadorias deve ser fiel, não é possível a troca de nota, daí a importância de se respeitar a fidelidade das informações, o que pode ser facilitado através da integração completa entre os departamentos”, concluiu.

Embora ainda gere debates, a DU-E passará a valer oficialmente a partir do dia 02 de julho.