31/07/14- 16:35
Maior aeroporto de cargas importadas do Brasil, Viracopos anunciou nesta quinta-feira (31), em Campinas (a 93 km de SP), uma série de melhorias em seu terminal.

Serão R$ 60 milhões em investimentos até julho de 2015, dos quais R$ 30 milhões já foram realizados desde o início da privatização, segundo a Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o aeroporto.

Entre as melhorias feitas estão a ampliação das câmaras frigoríficas (de 13 mil m³ para 22 mil m³), da extensão da cobertura para 100% do terminal, a mudança em fluxos de trabalho e nos procedimentos internos no despacho da carga e o investimento em softwares de gestão.

O intuito é explorar o potencial de importação de cargas. “Nós já somos os maiores em importação, mas Guarulhos ainda tem a vantagem do comércio nacional”, diz Luiz Alberto Küster, diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos.

O aeroporto é responsável por movimentar cerca de 40% de toda a carga aérea importada do país. Hoje, recebe cerca de 13 mil toneladas por mês de importações e 7 mil toneladas por mês de carga para exportação. A capacidade atual do terminal é de 20 e 15 mil toneladas mensais, respectivamente.

FRIGORÍFICO

A ampliação das câmaras frigoríficas custou R$ 4 milhões e visa atender a um mercado que responde por cerca de 8% das importações.

São cerca de mil toneladas mensais de carga refrigerada, das quais metade (500 toneladas/mês) é de medicamentos, vacinas insumos biológicos e hemoderivados.

“O problema da logística era evitar a grande diferença de temperatura”, diz Ricardo Luize, gerente de logística do terminal de cargas. “Ampliamos a capacidade de armazenamento e diminui o choque de temperatura.”

O farmacêutico Marcelo Gorri Mazzali foi contratado para cuidar o setor. “Não existe no Brasil infraestrutura como essa”, diz. “Não queremos ser só os maiores em quantidade, mas também os melhores em qualidade.”

PASSAGEIROS

Além de ser um dos principais aeroportos de carga do país, Viracopos ocupa a sexta posição em transporte de passageiros (foram 9,3 milhões em 2013, à frente do Santos Dumont).

A concessão à iniciativa privada em 2012 previa a entrega de um novo terminal de passageiros em maio deste ano, prazo que não foi cumprido. A previsão agora é que o novo terminal, ainda em obras, seja inaugurado pela aviação comercial em outubro. O investimento total é de R$ 2,5 bilhões.
Fonte: Folha de S. Paulo