São Paulo, 16 de abril de 2018.

UH 052/18 – SINDASP participa de treinamento para exportadores e importadores sobre produtos controlados do Exército (PCE), em Brasília (DF)

No último dia 06 de abril ocorreu em Brasília (DF) um treinamento voltado aos importadores e exportadores, para um melhor conhecimento e utilização dos sistemas de PCE (Produtos Controlados do Exército). Esteve presente na reunião, representando o SINDASP, a diretora Regina Terezin, que destacou a participação da entidade.  “Os Despachantes Aduaneiros são os responsáveis por 97% dos processos do Comércio Exterior Brasileiro e nesta mesma proporção são quem inserem as informações no sistema PCE. Esses profissionais estão na ponta da linha das operações. Por esse motivo, o SINDASP participa ativamente de todos as atividades que buscam melhorias e agilidade nos processos. Não poderíamos, portanto, ficar de fora desse importante encontro”, avaliou Terezin.

Na oportunidade foram abordadas formas de acesso aos sistemas, os entraves e as possíveis soluções conjuntas para evitar atrasos. Uma das apresentações foi específica sobre as alterações da Portaria 56/17, alterada pela 48/18, na qual uma das exigências é a necessidade CR (cadastro) do representante legal, que deve ocorrer até junho de 2018. Na apresentação do Ten. Cuevas, do Exército, há também um detalhamento dos equívocos mais frequentes detectados no momento da apresentação das solicitações de licenciamento de importação.

O Ten. Cuevas aproveitou o momento para fazer uma sugestão importante: “Quando sua Li tiver substitutiva, aguarde seu deferimento pelo pela DFOC e deixe a sub para ser analisada na SPC, ou seja, deixe para a região militar analisar a mudança”, avaliou.

Em todas as apresentações foram enfáticos em que todos os contatos devem ser feitos pelos e-mails de cada região, disponível no site, e que as respostas serão imediatas.

Confira aqui duas apresentações, uma do Ten. Cuevas e uma da empresa Advanced Solución, que foi representada por sua Despachante Aduaneiro, Sra. Denise, que apresentou o processo, algumas soluções encontradas por eles e deu dicas importantes.