UH nº 091/19 – SINDASP participa do Forum Rac 2019 – capítulo “Transportes e Logistica” – em Campinas (SP)

 

Prezado(a) Associado(a)
São Paulo, 06 de agosto de 2019

SINDASP participa do Fórum RAC 2019 – capítulo “Transportes e Logistica” – em Campinas (SP)

No último dia 31/07, o SINDASP, através de seu Vice-Presidente Elson Isayama, participou do Fórum RAC 2019, que debateu o capítulo transporte e a logística na Região de Campinas.

O evento foi organizado pala Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) e contou com a participação do vice-governador (Rodrigo Garcia), do prefeito de Campinas (Jonas Donizette), do Secretário de Estado dos negócios de logística e transporte do Estado de São Paulo (João Octaviano Machado Neto), do secretário de transportes (Alexandre Baldy), presidente da Artesp (Giovanni Pengue Filho), do diretor de operações da ABV (Marcelo Mota), deputado Estadual (Cauê Macris) e Secretário de desenvolvimento regional do Estado (Marco Vinholi)

Falando do tema do evento, foi apresentado a busca do governo do Estado para PPP´s na construção de vicinais de acesso a cidades para circulação de caminhões e liberação do trânsito, além de busca de alternativas para o porto de São Sebastião e a questão sobre as novas concessões de estradas e rodovias, onde a ideia e que ao invés de receber diretamente outorgas, que esses valores sejam repassados ao cidadão.

Para isso foi explicado que nas novas licitações de rodovias, terá a renovação das já existentes até o próximo ano para que ocorra redução do valor de pedágio para o chamado “uso frequente”. Quem mais utilizar a estrada pode ter redução no total do mês de até 74%, fato que, sem dúvida, pode baratear as condições do valor cobrado pelas transportadoras.

Outra situação, diz respeito ao trabalho do governo para reduzir custos de Cias. Aéreas nas operações do Estado, como já ocorreu com a redução do ICMS do querosene de aviação (QAV) para viabilizar cada vez mais a atração dessas aeronaves para compra desse serviço, além de possibilitar a chegada de novos players nesse mercado.

Viracopos – “Questionamos sobre a definição da concessão que tem atrapalhado bastante a situação referente aos investimentos que ainda precisam acontecer em Viracopos”, pontuou Isayama. Como retorno, foi explicado sobre o interesse de 6 grupos estrangeiros na parceria e que isso poderia ser definido em reunião de acionistas para análise das propostas e rumos da Recuperação Judicial.

O SINDASP estuda a interação junto aos Secretários específicos – particularmente com João Octaviano que se mostrou um técnico em logística – com o objetivo de levar as propostas da diretoria e participar politicamente nas soluções de temas ligados a infraestrutura pública.

Atenciosamente,

Marcos Farneze
Presidente