CAD nº 866/21 – Ref.: Informações para o INMETRO

 

Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 28 de outubro de 2021.

 

​Circular DA nº 866/21
Ref.: Informações para o  INMETRO


O SINDASP foi convidado à participar de um coleta de informações do INMETRO que trará agilidade e mudanças no processo.

Por gentileza queiram compilar as informações solicitadas abaixo e enviar até 10.11.2021 para o e-mail: paula@sindaspcg.org.br

Atenciosamente,

Marcos Farneze
Presidente

Novamente entro em contato para solicitar sua ajuda para avaliar a evolução do desempenho do Inmetro no processo de solicitações de anuência de importações. Desta vez é para obter um conjunto bem pontual de informações quantitativas.

O objetivo é estimar as reduções de gastos administrativos dos importadores com o novo sistema de licenciamento e sua integração com o Portal Único do Siscomex que elimina a necessidade de solicitações de anuência ao Inmetro das Licença de Importação pela utilização da LPCO (por enquanto só para alguns produtos). O volume de Licença de Importação que serão (progressivamente) eliminadas é fácil de estimar, o que falta são os valores de três outras variáveis:

O tempo médio em horas ou minutos de esforço de um funcionário para ELABORAR uma Licença de Importação no sistema.
O tempo médio em horas ou minutos de esforço de um funcionário para ACOMPANHAR uma Licença de Importação no sistema.
O valor médio em reais do CUSTO de cada HORA do funcionário que elabora e acompanha as solicitações de anuência (salário mais despesas trabalhistas e outros custos, se houver).

A estimativa requer o valor médio, mas se você preferir pode indicar o valor mediano, mínimo/máximo ou qualquer outro que se sinta mais confortável de estimar.

Como de praxe, nenhuma informação individual será passada adiante, somente os valores médios e anonimizados.

Desde já muito obrigado,
Alexandre Comin  “”