UH nº 027/23 – Novo Estudo reforça a Importância da confiança na relação entre os setores Público e Privado

Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 10 de fevereiro de 2023

UH 027/23
Novo Estudo reforça a Importância da confiança na relação entre os setores Público e Privado

A Aliança Global para Facilitação do Comércio (Global Alliance for Trade Facilitation) com Sede em Paris, na França, é uma parceria público-privada para o crescimento liderado pelo comércio, apoiando governos de países em desenvolvimento e países menos desenvolvidos, na implementação do Acordo de Facilitação do Comércio da Organização Mundial do Comércio. A Entidade apresentou resultados de um estudo inédito sobre a importância da confiança nas relações entre os setores público e privado, especialmente no comércio internacional.

Com base em análises realizadas na indústria automotiva colombiana, a pesquisa aponta que estratégias simples podem melhorar rapidamente a confiança entre as partes interessadas, aumentando a cooperação e a colaboração.

Os resultados da pesquisa mostraram um aumento na confiança entre o setor privado da indústria automotiva colombiana e as alfândegas, juntamente com uma melhora na comunicação e percepções de benevolência, competência e integridade.

Este estudo tem aplicabilidade em outros setores e reafirma a importância da confiança na construção de relações saudáveis e colaborativas entre o setor público e privado. Também confirma o modelo de trabalhos adotado pela Organização Mundial das Aduanas. “Tudo isso mostra o caminho que temos seguido aqui no Brasil, como exemplo, a interação de diferentes atores debatendo temas relevantes ao comércio exterior na CONFAC e nas COLFACs, entre outras tantas frentes de trabalho. Acredito que o Brasil está na vanguarda desse processo”, avaliou Marcelo de Castro, diretor do SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo.

O SINDASP segue atento a essas transformações e avalia positivamente o estudo. “Que venham mais estudos da Academia como este. Acreditamos que Pesquisas Investigativas têm potencial para estimular a construção de uma categoria profissional mais inovadora, e unidos alcançarmos um modelo de Aduana gradualmente mais integrada, finalizou Marcelo de Castro.

Saiba mais sobre este estudo acessando-o na íntegra:

https://www.tradefacilitation.org/content/uploads/2021/11/2021-alliance-trust-ll-paper-final.pdf

Atenciosamente,

Elson Isayama
Presidente