UH nº 185/23 – SINDASP marca presença na inauguração do Centro Internacional dos Correios no interior de São Paulo
Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 20 de julho de 2023
SINDASP marca presença na inauguração do Centro Internacional dos Correios no interior de São Paulo
A quarta unidade do Centro de Encomendas Internacionais dos Correios, a primeira fora de uma capital, foi inaugurada nesta terça-feira (18) na cidade de Valinhos, no interior de São Paulo. O posto fica a cerca de 20 quilômetros do Aeroporto de Viracopos, às margens da Rodovia Anhanguera, e com fácil acesso a vias importantes do estado, como a Bandeirantes, Dom Pedro I e Santos Dumont. O caminho também favorece o que chega pelo Aeroporto de Guarulhos.
O evento contou com a presença do Presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, e do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, sendo que este último, ao fazer uso da palavra, agradeceu a presença de todos, lembrando de uma nova gestão dos Correios e de mudanças advindas do Governo Lula, que retirou a empresa do Plano Nacional de Privatização, em um novo momento de fortalecimento da empresa e modernização tecnológica.
O SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – esteve representado na cerimônia pelo seu Presidente, Elson Isayama. Entre outras autoridades presentes, a Prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, a Superintendente da Receita Federal do Brasil (RFB) da 8ª Região SP, Marcia Meng, o Superintendente Adjunto da RFB da 8ª Região SP, Fabiano Coelho, o Presidente da ABV (Viracopos), Gustavo Müssnich, o Delegado Adjunto da Alfândega da RFB em Viracopos, Emanuel Henrique Boschetti e o diretor titular do CIESP Campinas, José Henrique Toledo.
A unidade, que integra um complexo operacional de 44 mil m², tem capacidade para tratar cerca de 60 mil encomendas por dia e integra o rol de projetos estratégicos anunciado pelos Correios em maio com foco na modernização da infraestrutura logística e unidades operacionais. Com o funcionamento do novo centro, os Correios estão ampliando a capacidade de tratamento da carga internacional destinada a todas as regiões do Brasil.
“Essa inauguração é mais uma ação em busca de ganhos adicionais de segurança e conformidade nos processos aduaneiros, além de agilidade nas operações. Este espaço já nasce com uma capacidade de expansão, que poderá atrair movimento de outros centros. Por fim, sempre é importante lembrar que essa atividade deve gerar aumento de voos no aeroporto de Viracopos e, com isso, trazer impactos positivos e geração de novos negócios para a comunidade do comercio exterior, incluindo os Despachantes Aduaneiros um dos protagonistas deste setor”, finalizou Isayama, Presidente do SINDASP.